Junho Violeta terá palestra em Nilópolis

Junho Violeta terá palestra em Nilópolis
Mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa será celebrado na Câmara de Vereadores dia 25
Para marcar o “Junho Violeta”, a Prefeitura de Nilópolis promove, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, uma manhã de informação, conscientização e fortalecimento da rede de proteção à terceira idade. A Câmara de Vereadores será o ponto de encontro, dia 25 de junho, a partir das 10h, com palestra de Lícia Mattesco sobre prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa.
Assistente Social, gestora e especialista em envelhecimento ativo, Lícia Mattesco é a superintendente da Pessoa Idoso no governo do Estado do Rio de Janeiro. A secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima, receberá os convidados e o público e, em seguida, será formada a mesa de abertura. A previsão é que a palestra inicie às 10h20. Em seguida, os participantes poderão fazer perguntas.
Mesa de autoridades participantes do Dia Municipal do Idoso em 2025
Após essa etapa, os organizadores convidam para a distribuição de folhetos e uma orientação ao público sobre direitos da pessoa idosa. Entre as ações que serão enfatizadas, está o número para denúncias de maus tratos às pessoas 60+, o 165. Dados oficiais do Censo Demográfico do IBGE informam que Nilópolis possui o maior percentual de pessoas idosas, 20,13%, entre os municípios da Baixada Fluminense.
Proporcionalmente, mais de um em cada cinco nilopolitanos está na terceira idade e é fundamental que a geração prateada tenha qualidade de vida nessa faixa etária. Com o objetivo de atender as necessidades dos idosos, a Prefeitura de Nilópolis oferece atividades físicas e de lazer nas duas Casas da Terceira Idade do Cabral e em Nova Cidade, no programa Viva Bem, aulas de musicalização para a Terceira Idade na Escola Municipal de Música Weberty Bernardino Aniceto.
Público participante do Dia Municipal do Idoso em 2025
Além disso, a cidade conta com a Superintendência Municipal do Idoso, que atua na mediação de conflitos e encaminhamento de denúncias de violação de direitos ao Ministério Público.

