Mais uma unidade de saúde passa por revitalização em São Gonçalo

Mais uma unidade de saúde passa por revitalização em São Gonçalo
USF Wally Figueira da Silva, no Rocha, recebeu a visita do prefeito Capitão Nelson
O prefeito Capitão Nelson foi ver de perto a revitalização da Unidade de Saúde da Família (USF) Wally Figueira da Silva, no Rocha, na manhã desta quarta-feira (24). O posto passou por obras para adequação, modernização e padronização dos ambientes. As obras foram realizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo.
Após verificar as mudanças e fiscalizar se tudo estava funcionando corretamente, o prefeito orientou os funcionários do posto. “É a maior satisfação entregar mais uma unidade de saúde totalmente revitalizada. Nosso local de trabalho é a nossa segunda casa e temos que cuidar. Está tudo novo e funcionando, mas nada disso vai ter valor se o paciente for mal atendido. No passado, alguns servidores pareciam que estavam fazendo um grande favor ao usuário. Hoje, isso mudou. Nós somos pagos para isso, somos servidores públicos e temos que acolher bem, atender bem, informar e orientar”, disse o chefe do Executivo, que lembrou, ainda, de como recebeu a saúde da cidade.
“Peguei nossa rede de saúde muito ruim e debilitada em muitos aspectos. Hoje, nós somos referência na saúde no Estado. É um esforço conjunto e também dependemos da ponta para manter os atendimentos de excelência. Ninguém é obrigado a saber de tudo, mas é obrigado a procurar a informação com quem sabe para orientar o paciente. Valorizem o que foi feito. Estamos fazendo esse esforço todo e esperamos o retorno. Valorizem o local de trabalho de vocês”, concluiu o prefeito.
A unidade é a 60ª a ser entregue completamente renovada pelo governo do prefeito Capitão Nelson na rede de Atenção Primária em Saúde. O objetivo é oferecer melhor atendimento ao público e local digno para os servidores. A revitalização faz parte da padronização das unidades municipais e proporciona ambientes mais humanizados e adequados para os atendimentos. Além da obra, os materiais, equipamentos e mobiliários são todos novos. A unidade está climatizada e informatizada.
“Como profissional de saúde é um privilégio poder cuidar melhor das pessoas, oferecendo um atendimento cada vez mais qualificado para a população. Hoje, contamos com uma estrutura mais moderna, confortável e acolhedora, que proporciona melhores condições tanto para os usuários quanto para os profissionais. É fundamental que cada paciente seja recebido com respeito, atenção, carinho e dedicação. O prefeito dá o exemplo trabalhando todos os dias. Ele é o protagonista da transformação”, opinou o secretário municipal de Saúde, Gabriel Mello.
A USF conta com três equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF) com médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além dos profissionais do eMulti – equipe multiprofissional composta por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social e psicólogo.
Dentistas e equipes dos programas da Atenção Primária também estão disponíveis, assim como exames laboratoriais de sangue, urina e fezes. A unidade também faz curativos e inserção na Central de Regulação para os agendamentos de exames e consultas. O posto de saúde tem recepção, novos consultórios, salas de vacina, de curativos e outros ambientes de uso comum.
A obra obedece todas as normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com climatização e acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.
Unidades da Atenção Primária entregues:
1 – Santa Luzia
2 – Robert Koch, Patronato
3 – Mahatma Ghandi, Jardim Califórnia
4 – José Avelino, Tribobó
5 – Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo
6 – Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra
7 – Badger da Silveira, Tribobó
8 – Madre Tereza de Calcutá, Estrela do Norte
9 – José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba
10 – Aníbal Porto, Monjolos
11 – Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro
12 – Luiza de Marillac, Novo México
13 – Irmã Dulce, Trindade
14 – Hiparco Ferreira, Engenho do Roçado
15 – Flávio Henrique de Brito, Jóquei
16 – Getúlio Vargas, Boa Vista
17 – Candoza
18 – Florença Helena Pereira, Largo da Ideia
19 – Anaia
20 – Victor Chimelly, Paiva
21 – Tancredo Neves, Luiz Caçador
22 – Neuza Goulart, em Palmeiras
23 – José Bruno Neto, Boa Vista
24 – Altair da Silva, Mutuá
25 – Juvenil Francisco Ribeiro, Engenho Pequeno
26 – Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina
27 – Adolfo Lutz, Amendoeira
28 – Armando Leão Ferreira, Morro do Castro
29 – Bento da Cruz, Porto Novo
30 – Louis Pasteur, Guaxindiba
31 – Agenor José da Silva, Jardim Catarina
32 – Doutel de Andrade, Maria Paula
33 – Marechal Cândido Rondon, Colubandê
34 – Gladys Rodrigues Ramos Freitas, Santa Isabel
35 – Clínica Gonçalense do Colubandê
36 – Bocayuva Cunha, Gradim
37 – Roberto Silveira, Vista Alegre
38 – Albert Sabin, Salgueiro
39 – Elza Borges, Santa Luzia
40 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina
41 – Josias Muniz, Arrastão
42 – Mariléa Cardoso, Jóquei
43 – David Capistrano, Recanto das Acácias
44 – Água Mineral
45 – Carlos Chagas, Fazenda dos Mineiros
46 – Itaúna
47 – Emílio Ribas, Barracão
48 – Juarez Antunes, Laranjal
49 – Luiz Paulo Guimarães, Laranjal
50 – Ana Nery, Gradim
51 – Bandeirantes
52 – Jardim Catarina I
53 – Floriano Barbosa, Jardim Catarina
54 – Manoel de Abreu, Sacramento
55 – Vista Alegre
56 – Clínica Lagoinha
57 – Oswaldo Cruz, Amendoeira
58 – Mutuaguaçu
59 – João Goulart, Jardim Catarina
60 – Wally Figueira da Silva, Rocha










