Orientação sobre saúde mental para funcionários do HCCOR
Orientação sobre saúde mental para funcionários do HCCOR
Unidade de saúde reforça informações no Janeiro Branco
Em mais uma ação de comprometimento com a saúde dos funcionários, o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, realizou o evento “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”, em alusão à Campanha Janeiro Branco, nesta sexta-feira (24).
“Esse é o primeiro evento de 2025 para o fortalecimento da equipe. A gente precisa garantir a nossa saúde, o nosso bem-estar, a nossa saúde mental. Se a gente não consegue estar bem conosco, a gente não vai conseguir prestar um bom atendimento para o outro. Por isso, é fundamental que a gente saia com essa percepção de como é importante começar o ano melhorando a nossa missão para melhorar a do outro”, disse Lúcia Helena, gerente de práticas assistenciais do HCCOR.
Na parte da manhã, o enfermeiro da rede municipal de saúde Edmilson da Silva falou sobre o tema que deu nome ao evento “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida” e abriu o ciclo de palestras para os funcionários.
“A saúde mental é a nossa base. Não podemos deixar transbordar os nossos problemas. Temos que procurar ajuda psicológica no começo de tudo para evitar problemas mais sérios e uso de fármacos, que podem levar à dependência. Temos que aprender a superar os problemas, enfrentá-los e encará-los. Eles existem e todos nós temos. E a ajuda começa com o psicólogo. Saúde não é apenas ausência de doença. Ela é a soma do bem-estar físico, mental e social. Para ter saúde, é preciso estar bem mentalmente. Por isso, não deixe para procurar ajuda”, esclareceu o enfermeiro.
O evento teve continuidade, na parte da tarde, com a psicóloga Camille Porto, que apresentou o tema “Fadiga por Compaixão: O Preço do Cuidar”. “O HCCOR lida com pacientes mais sensíveis, aqueles que estão com câncer ou com algum problema no coração. E os funcionários precisam estar bem, principalmente mentalmente, para poder ajudar e oferecer um bom trabalho. Essas ações são muito importantes para despertar o alerta da necessidade de ajuda para aqueles que precisam”, finalizou a secretária municipal de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, Dra. Bianca Serour.
A Campanha Janeiro Branco tem por objetivo alertar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional, visando a prevenção das doenças psíquicas.




