Últimas Notícias
Assistência social promove curso de capacitação


Assistência social promove curso de capacitação

Aulas acontecem este mês para atualizar profissionais de São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo iniciou, nesta terça-feira (2), o “Curso de Capacitação – Os Desafios da Atuação Profissional na Infância e Adolescência frente aos Serviços de Acolhimento e Abordagens”. O objetivo é atualizar os profissionais que atuam no município.

No primeiro dia, estavam na mesa de abertura o subsecretário municipal da Infância e Adolescência, Alan Rodrigues; Daiana Izabel, subsecretária de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Mariana Frizieiro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e Andrea Ledig,  assistente social e doutora em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Essa capacitação vai requalificar os profissionais inseridos em diferentes instituições e equipamentos, aprimorando o fluxo de trabalho e rotina institucional e assegurando proteção integral a crianças e adolescentes que se encontram em situação de violação de direitos, risco pessoal ou social, violência sexual e vulnerabilidade social.

As aulas são voltadas para profissionais da Assistência que trabalham com crianças e adolescentes no município de São Gonçalo. No primeiro dia de aula, a palestrante Andrea Ledig falou sobre os perfis de acolhimento infanto-juvenis no município sob o viés do projeto político pedagógico.

Programação:

. Dia 9: “A Instrumentalidade do Processo de Trabalho dos Espaços de Acolhimentos voltados para a Infância e Adolescência no Município”, com Andrea Ledig.

. Dia 16: “A importância da Intersetorialidade na Rede Assistencial e na Atuação Profissional”, com Alice Peçanha.

. Dia 23: “A influência do Familismo no Contexto Societário sob os impactos do Surgimento de Novos Arranjos Familiares na Atualidade”. com Joana Garcia.

. Dia 30: “A criminalização da pobreza sob o olhar transversal de raça/etnia e classe social”, com Elizabeth Oliveira.

As aulas acontecem às quartas-feiras deste mês, das 9h às 13h, no auditório do Bloco 1, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Paraíso. E são ministradas por profissionais da área.





Link Original