Últimas Notícias
CET-Rio monta esquema especial de tráfego para a Meia Maratona Rio S-21K – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


A CET-Rio montou um esquema especial de tráfego para viabilizar a realização da Meia Maratona Rio S-21k, que será disputada no domingo (30/7). Haverá interdição de diversas vias da Zona Sul e do Centro. O percurso terá início, às 7h, na Avenida Delfim Moreira (altura da Rua General Venâncio Flores) e seguirá pela Avenida Vieira Souto, Rua Francisco Otaviano, Avenida Atlântica, Avenida Princesa Isabel, Enseada de Botafogo, Aterro do Flamengo, Avenida General Justo e Avenida Alfred Agache, onde fará o retorno para o Aterro. O término da prova será no Aterro do Flamengo, na altura da Praça Cuauhtemoque.

A pista reversível que ocorre aos domingos e feriados na Avenida Atlântica, na pista junto às edificações, será implantada e desmobilizada em seu horário habitual, no domingo (30/7), das 7h às 18h.

A operação de trânsito contará com 200 pessoas, entre funcionários na CET-Rio, guardas municipais e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de efetuar os bloqueios durante todo o período dos eventos.

As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. Serão utilizados 9 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito, os bloqueios viários e as rotas de desvio.

Principais interdições:

As seguintes vias serão interditadas no domingo (30/7):

Das 2h às 18h (Término da área de lazer)

– Avenida Delfim Moreira, pista junto à orla.

Das 3h às 9h

– Rua Francisco Otaviano, em duas faixas de rolamento no lado direito.

Das 3h às 10h

– Avenida Princesa Isabel, em duas faixas de rolamento, sentido Botafogo;

– Túnel Engenheiro Coelho Cintra (Túnel Novo), em duas faixas (lado esquerdo), sentido Botafogo;

– Avenida Lauro Sodré, pista sentido Enseada, em duas faixas de rolamento à esquerda do sentido do tráfego, no trecho compreendido entre o Túnel Engenheiro Coelho Cintra e a Rua Lauro Müller;

– Avenida Lauro Sodré, pista sentido Copacabana, em duas faixas de rolamento no lado esquerdo, entre o Túnel do Pasmado e a interseção com a Rua General Góes Monteiro.

Das 3h às 11h

– Avenida Repórter Nestor Moreira;

– Avenida das Nações Unidas;

– Túnel do Pasmado, em duas faixas de rolamento no lado esquerdo.

Das 3h às 18h (Término da Área de Lazer)

– Avenida Infante Dom Henrique, em ambos os sentidos, no trecho correspondente à Área de Lazer do Aterro do Flamengo;

– Avenida Vieira Souto, pista junto à orla;

– Av. Atlântica, pista junto à orla, no trecho correspondente à Área de Lazer.

Das 4h às 10h:

– Avenida General Justo;

– Avenida Alfred Agache;

– Via de Acesso à Praça Marechal Âncora;

– Túnel Marcello Alencar, ambos os sentidos;

– Avenida Rodrigues Alves, ambos os sentidos, entre a Avenida Francisco Bicalho e o Túnel Marcello Alencar;

– Entroncamentos de acessos do Viaduto do Gasômetro à Avenida Rodrigues Alves.

Inversão do regime de mão de direção

– Rua Joaquim Nabuco, no trecho compreendido entre a Rua Raul Pompéia e a Av. Nossa Senhora de Copacabana, que passará a ter o sentido de circulação da 1ª para a 2ª, no domingo (30/7), das 3h às 9h.

Acesso ao Leme e à Urca

Para minimizar os impactos da intervenção e viabilizar o acesso ao Leme e à Urca, uma faixa reversível será montada. Os veículos deverão percorrer a seguinte rota no domingo (30/7), das 5h às 10h:

– Leme: Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Coelho Cintra (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); à esquerda na alça de acesso à Rua General Severiano, junto à Praça Engenheiro Bernardo Saião (Morro do Pasmado), Rua General Severiano; à direita na Praça Ozanan; à direita na Avenida Venceslau Brás (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Marques Porto (em regime de pista reversível); Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); à esquerda na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

– Urca: Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Coelho Cintra (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); à esquerda na alça de acesso à Rua General Severiano, junto à Praça Engenheiro Bernardo Saião (Morro do Pasmado), Rua General Severiano; à direita na Praça Ozanan; à esquerda na Avenida Venceslau Brás; à direita na Avenida Pasteur.

Proibição de estacionamento

Além das proibições já regulamentadas, será proibido o estacionamento nas seguintes vias:

Das 6h de sábado (29/7) às 14h de domingo (30/7):

– Rua Francisco Otaviano, lado esquerdo, no trecho entre a Av. Vieira Souto e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;

– Av. Nossa Senhora de Copacabana, lado esquerdo, a partir da Rua Figueiredo de Magalhães até a Av. Princesa Isabel.

 

Recomendações importantes

– Pedestres devem realizar as travessias em locais com semáforos ou por meio de passarelas;

– Respeitar os locais de proibição de estacionamento;

– Respeitar as orientações dos agentes de trânsito e de toda sinalização implantada na área.

 

Categoria:

  • 27 de julho de 2023


  • Link Original