Últimas Notícias
Depoimentos Cariocas: as memórias do Rio na voz marcante de Léo Batista – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Às vésperas de completar 91 anos, o locutor esportivo e apresentador Léo Batista – um dos maiores nomes da história da televisão, do rádio e da imprensa esportiva brasileira – conta, a partir das 17h desta terça-feira (11/7), as suas lembranças da cidade do Rio de Janeiro, onde mora desde 1951. Uma história riquíssima de quem teve o casamento celebrado por Dom Helder Câmara, frequentou o Café Nice (ponto de encontro dos principais artistas da era do rádio), narrou, pela Rádio Globo, desfiles de Carnaval e transmitiu a reportagem do suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954. Léo Batista é o entrevistado da série Depoimentos Cariocas, do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, que teve as participações especiais do narrador Luís Roberto, da repórter Carol Barcellos e do comentarista Paulo César Vasconcellos.

O vídeo vai estar disponível no canal do YouTube do Arquivo Geral da Cidade, com chat aberto para quem acompanhar a estreia. O veterano locutor da TV Globo foi entrevistado pelo coordenador de promoção cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta. Natural de Cordeirópolis, no interior de São Paulo, Léo Batista reviveu antigas memórias futebolísticas, como suas primeiras transmissões de jogos de futebol, a final da Copa do Mundo de 1950 e o início da paixão pelo Botafogo, um dos clubes de seu coração – além do XV de Piracicaba, do Renner gaúcho, do América Mineiro e do Ferroviário cearense.

Na entrevista, Léo relembrou também personagens importantes da cidade, como o compositor Miguel Gustavo (com quem conviveu na Rádio Globo), o severo delegado Padilha (em suas perseguições à malandragem) e o famoso malandro Madame Satã (em brigas marcantes contra agentes de segurança). Outras antigas lembranças vieram da adolescência, no interior de São Paulo, onde estreou como locutor no serviço de alto-falantes de Cordeirópolis, como Bellinaso Neto – nome artístico que trocou por Léo Batista, logo que foi contratado pela Rádio Globo e se mudou para o Rio de Janeiro.

A entrevista de Léo Batista é a sétima da temporada 2023 dos Depoimentos Cariocas, iniciativa criada em maio de 2021 pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para registrar memórias e reflexões sobre a cidade. São 27 depoimentos disponibilizados no YouTube da instituição, com personagens de áreas diversas, como Ruy Castro, Marieta Severo, Hildegard Angel, Nei Lopes, José Carlos Araújo, Zezé Motta, entre muitos outros.

Categoria:

  • 10 de julho de 2023


  • Link Original