Últimas Notícias
Experiência de Niterói com participação popular está entre os finalistas do Prêmio Brasileiro de Cidades Inteligentes


A Prefeitura de Niterói está entre as finalistas do prêmio Cidades Brasileiras Inteligentes (Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards) na categoria Transformação Digital e Inovação com o case “Gestão Colaborativa do município de Niterói”. O resultado será divulgado na noite desta quinta-feira (21). O Smart City Expo Curitiba 2024, cujo tema é Reinventando Cidades para Todos (“Reinventing cities for all”), reúne especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável. O evento tem a chancela da Fira Barcelona, instituição internacional com 90 anos de história e referência em encontros globais.

O Smart City Expo Curitiba reúne mais de 16 mil visitantes, além de contar com 180 palestrantes e moderadores de mais de 45 nacionalidades. Entre eles, Fernando Stern, coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão, que participará do painel “(Re)forçando a Gestão Urbana: como as Cidades Inteligentes podem se beneficiar das tecnologias de ponta?” junto com outros brasileiros, uma canadense e um espanhol. A apresentação será nesta quinta-feira (21), às 9h30, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

Através da gestão de canais digitais e integração de pontos de atendimento ao cidadão físicos e telefônicos, a cada ano, dezenas de milhares de pessoas apontam demandas, fazem sugestões e acessam serviços públicos e direitos.  Esse processo envolve centenas de servidores e diversos órgãos e departamentos da prefeitura.

Niterói é uma cidade com uma longa história de mobilizações sociais e que instituiu, muitas vezes de forma inovadora, diversas ferramentas de escuta e participação social. Há cerca de 10 anos, foi iniciada uma estratégia nas redes sociais, com a abertura de canais para receber demandas e sugestões da população em tempo real e sem a mediação da burocracia tradicional. Em parceria com o Colab, desenvolvemos esse trabalho, que virou um case de sucesso e que vem sendo reconhecido. Essa estratégia tem sido reconhecida nacional e internacionalmente como uma grande experiência de governo digital e gestão colaborativa, sendo uma das mais eficientes do país”, destaca Stern.

O painel vai abordar a crescente complexidade dos desafios urbanos e a necessidade cada vez maior de serviços eficientes com uso de tecnologias de ponta que estão se apresentando como ferramentas transformadoras e que pode ser uma aliada para os governos enfrentarem desafios como desigualdade, sustentabilidade e desenvolvimento de infraestrutura, possibilitando uma alocação de recursos mais eficaz e mecanismos de governança transparentes.

O evento acontece de 20 a 22 de março, em Curitiba, e vai abordar tópicos voltados para Cidades Sustentáveis e Mudanças Climáticas; Espaços Públicos e Requalificação Urbana; Cidadãos Digitais e Governança; Inovação e Transformação Digital; Tecnologia & Negócios Disruptivos e Tomorrow Mobility. O encontro reúne representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil para debater formas de reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas.

Também participam do evento a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval (Seden) e a Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans).