Últimas Notícias
Luau das Estrelas estreia com mais de 900 pessoas no Planetário do Rio  – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


O céu limpo ajudou, e a garotada pode ver ao ar livre, no anfiteatro, planetas, estrelas e constelações – Roberto Moreyra/SMTE

Embaladas por uma trilha sonora especial, 916 pessoas contemplaram, na noite de quarta-feira (10/1), o céu do Rio de Janeiro. E, com a ajuda de astrônomos, puderam ver Júpiter e Saturno no primeiro Luau das Estrelas do Planetário do Rio, na Gávea. O céu limpo ajudou, e a garotada pode ver ao ar livre, no anfiteatro, planetas, estrelas e constelações.

Na próxima quarta-feira (17/10), a partir das 19h, a observação do céu ganhará uma nova trilha sonora. Desde que São Pedro ajude e o tempo esteja bom.

– Fiquei bem feliz em ver as pessoas tendo acesso a um evento gratuito e divertido – disse a estudante de Publicidade e Propaganda Luz Maria Brenlla, de 20 anos, encantada em ver, pela primeira vez, Júpiter por meio de um telescópio.

Com cadeiras de praia e até coolers com refrigerantes, as famílias foram chegando, antes mesmo do anoitecer, à nave da ciência e da diversão para o primeiro Luau das Estrelas.

– Com a casa cheia e muita descontração, conseguimos unir divulgação científica com a nossa carioquice. No dia 17, tem novo luau gratuito – avisou o presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli.

Acompanhado dos filhos Maria Alice e Luiz Felipe, de 10 e 7 anos, o serralheiro Fabiano Ramos, de 46, saiu encantado do Planetário do Rio. Ele costuma assistir aos vídeos do astrônomo e divulgador científico Sérgio Sacani, ganhador da Comenda PlanetáRio em 2023.

– Quando o Luiz, meu filho, viu Júpiter pela primeira vez ficou muito animado.

O astrônomo do Planetário Paulo Cesar Pereira apresentou aos visitantes, além de Júpiter e Saturno, as populares estrelas Três Marias, Aldebaran, Betelgeuse e as constelações de Órion, Touro, Cão Maior e diversas outras.

O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, na Gávea. Às terças-feiras, a entrada no Museu do Universo é gratuita. Nos outros dias da semana, os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (Museu do Universo+Sessão de Cúpula). Eles podem ser comprados no pelo site.



Link Original