Últimas Notícias
Madureira, Santa Cruz e Porto/Pequena África são beneficiados pelo programa Zonas de Cultura – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Atrações do Zonas de Cultura em Madureira, no ano passado – Divulgação

Lançado no ano passado em Madureira, o programa Zonas de Cultura chega em 2023 a mais duas regiões da cidade: Santa Cruz, na Zona Oeste, e Porto/Pequena África, no Centro. Para divulgar os nove editais do projeto, que é voltado aos produtores desse setor, a Secretaria de Cultura tem promovido encontros de divulgação das regras da seleção. O terceiro e último ocorre nesta terça-feira (30/05), às 18h30, no Instituto Efeito Urbano (Rua do Livramento 61, Gamboa).

O programa Zonas de Cultura potencializa a vocação do setor nos territórios que recebem o investimento. Serão aplicados aproximadamente R$ 4,5 milhões, sendo R$ 1,5 milhão por área. Para cada uma delas haverá três editais, com prazos de inscrição até 16 ou 19 de junho, conforme a proposta escolhida. Podem participar pessoas jurídicas e, em alguns casos, é permitido ser Microempreendedor Individual (MEI). As informações, os prazos e os formulários estão em fetaerj.com/zonas-de-cultura. A previsão é que as atividades ocorram de agosto a dezembro.

O objetivo do programa é realizar, em cada uma das três regiões, três festivais, dez a 12 ações culturais e, ainda, dez produtos de intercâmbio cultural em escolas.

A Zona Portuária foi incluída no programa por abrigar uma região de relevância histórica, tendo a Pequena África recebido investimentos do poder público para a valorização da memória e da herança africanas do Rio. E, no caso de Santa Cruz, é o bairro mais distante do Centro, com um dos menores IDHs do município, apesar de mais de 450 anos de história e importante produção cultural.

Categoria:

  • 29 de maio de 2023


  • Link Original