Últimas Notícias
Mitos e Verdades sobre o câncer de mama – Prefeitura Municipal de Niterói


A Prefeitura de Niterói promoveu, nesta terça-feira (17), uma palestra com a médica mastologista Dra. Thereza Cypreste, fundadora da Associação dos Amigos da Mama de Niterói (Adama), que falou sobre os mitos e verdades sobre o câncer de mama. O evento faz parte da programação da cidade em prol do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do Câncer de mama que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tumor mais comum entre as mulheres e o mais letal. Infelizmente, os números só aumentam a cada ano. A palestra reuniu quase 70 mulheres no auditório da NitTrans e conta com a parceria de diversos órgãos municipais e privados.

A Coordenadora de Educação para o Trânsito, Priscilla Rocha, representou o presidente da NitTrans, Gilson de Souza, e destacou a importância de manter os exames em dia.

“Estamos em um mês de conscientização, de aprendizado e de prevenção. É muito importante que mulheres se unam para aprender, para orientar, para conscientizar, para informar, para ajudar outras mulheres e até nos ajudar. É sempre importante a conscientização.  Cuidar da nossa saúde, cuidar da nossa vida é essencial, porque sem saúde a gente não faz nada. Precisamos estar sempre em dia com os exames. Não se dê desculpa!”.

Médica e mastologista, a Dra. Thereza Cypreste trouxe uma realidade assustadora às presentes. Durante sua palestra, ela alertou que o Inca prevê, ainda para este ano, 74 mil novos casos de câncer de mama.

“Até dezembro, há uma previsão do Inca de 74 mil novos casos. Esse é um número grande, mas é um número que fica solto do imaginário da gente. Então, para que se tenha uma ideia, o estádio do Maracanã cheio cabe cerca de 78 mil pessoas. Ou seja, 74 mil novos casos equivalem a 93% do Maracanã repleto de mulheres que vão ter câncer de mama ainda este ano. Os tratamentos são caros e a conta não vai fechar, seja na rede pública ou particular. Então, é muito importante a gente ter em mente que o que salva vidas é o diagnóstico precoce. Ninguém quer ser um número nessa lista”.

De acordo com a médica, é fundamental que as pessoas saibam que o câncer de mama também atinge homens, bem como idosas e mulheres grávidas. Não há distinção. Os exames precisam estar em dia e qualquer suspeita é importante que se procure atendimento.

“A mama do homem é igual a nossa. A única diferença do homem é que ele não amamenta, então ele não precisa de ter projeção mamária. Se ele não amamenta, não precisa ter reservatório, mas a matéria prima é a mesma. Por isso que o homem pode ter câncer”, disse Dra. Thereza que explicou ainda que homens também precisam procurar o mastologista porque é o especialista da medicina que atende e faz o diagnóstico e tratamento dessa área do corpo.

Depois de lutar contra dois cânceres de mama, Madelon Cony, passou a fazer parte da Ong Outubro Rosa Niterói e, atualmente, também é uma das colaboradoras da Coordenadoria de Políticas e Direitos da Mulher (Codim), da Prefeitura de Niterói.

“Sou paciente oncológica e, em 2024, vou completar dez anos neste processo. Eu tive câncer de mama duas vezes na mesma mama e hoje eu estou curada. Faço o controle, cuido da minha alimentação e faço atividade física. Hoje eu tenho uma missão de vida que é com o Outubro Rosa Niterói levar o conhecimento e a informação para todas as mulheres sobre a conscientização do câncer de mama, que é muito importante. Para que todas as mulheres possam viver. E viver felizes, sem câncer!”, reforçou Madelon.

Niterói zera fila de espera da regulação de cirurgias de câncer de mama

Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher tem o objetivo de diagnosticar precocemente os casos de câncer e, através das Navegadoras da Saúde, em parceria com a Fundação do Câncer, agilizar todo o percurso na rede de saúde para que se inicie o tratamento em menos de 60 dias. O tratamento de radioterapia e quimioterapia e são realizados por meio de uma parceria com a Oncomed O município realiza as cirurgias de câncer de mama e colo de útero no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. Desde a primeira cirurgia no Dia da Mulher (08 de março) até setembro, foram realizadas mais de 200 cirurgias só de câncer de mama.

Sobre a mamografia – É um exame simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. Serve para complementar o exame das mamas realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade.

Programação Outubro Rosa:

21 de outubro

Dia Delas

Horário: 08h às 17h

As Unidades de Saúde estarão abertas para realização de exame citipatológico, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias de rastreamento e oportunístico.

Realização de mamografia pré-agendada no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino.

Remada Rosa

Horário: 08h

Local: Quiosque 15 – Charitas

Coordenação: Mover – Movimento Viver

26 de outubro

Atividade de relaxamento

Horário: 14h

Local: Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino

Coordenação: Instituto ZENCâncer

26 de outubro

Programa Niterói Mulher – Aniversário de 2 anos

Local: Associação Médica Fluminense

28 de outubro

Nosso Dia Pink

Horário: 08:30h às 17:30h

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Coordenação: Dr Rodrigo Souto e Patricia Arraes (nutricionista ProOnco Mulher)