Últimas Notícias
Municipal terá exposição fotográfica sobre Corpus Christi


Municipal terá exposição fotográfica sobre Corpus Christi

Mostra gratuita será aberta ao público nesta quarta-feira (15)

Em 2024, a celebração de Corpus Christi terá mais um ingrediente especial em São Gonçalo, com uma exposição fotográfica inédita com imagens da celebração religiosa, que ficará aberta ao público do dia 15 ao dia 30 de maio.

O acervo contém registros do tradicional tapete de sal, capturados pelos fotógrafos do evento que, todos os anos, colaboram para deixar lembranças dessa importante data e, também, com imagens escolhidas por meio de um concurso realizado com a população.

As fotografias foram selecionadas por uma comissão e votadas sob critérios como originalidade, religiosidade e qualidade fotográfica.

Ao todo, 19 fotografias compõem a exposição: 16 delas de diversos fotógrafos que integram a equipe de cobertura dos Vicariatos São Gonçalo e Alcântara, além de três escolhidas por meio do concurso.

A entrada é gratuita e o Hall do Teatro fica aberto das 9h às 17h.

Corpus Christi

O Corpus Christi é uma celebração religiosa de grande importância para o município de São Gonçalo. Além do significado espiritual para os fiéis, a festividade também tem impactos econômicos e culturais significativos na cidade.

O Corpus Christi, que significa “Corpo de Cristo” em latim, é uma festa religiosa da Igreja Católica celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Durante essa celebração, os fiéis celebram a presença real de Cristo na Eucaristia, quando o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo.

São Gonçalo é conhecida por confeccionar o maior tapete de sal da América Latina durante as celebrações do Corpus Christi. Um trabalho feito com diferentes cores, desenhos religiosos e geométricos, em uma tradição única que atrai visitantes de diversas regiões, promovendo o município e fortalecendo sua identidade cultural.





Link Original