Últimas Notícias
Município inicia campanha de vacinação antirrábica no dia 19 de agosto – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Meta do IVISA-Rio é vacinar cerca de 500 mil animais em todo o município – Edu Kapps/Prefeitura do Rio

O município do Rio dará início, no próximo dia 19, à campanha anual de vacinação antirrábica para cães e gatos, promovida pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio). Nesta primeira etapa serão mais de 125 pontos de vacinação funcionando das 9h às 17h, nas regiões do Centro, Ilha do Governador, Grande Tijuca, Zona Sul e parte da Zona Norte. A campanha acontecerá, como nos outros anos, de forma escalonada em cinco datas, sempre aos sábados, quando serão contemplados diferentes grupos de bairros, a fim de alcançar todas as Áreas Programáticas (APs) do município.

– Daremos início à campanha anual de vacinação antirrábica no dia 19 deste mês, atendendo ao primeiro grupo de bairros e, gradativamente, todas as áreas da cidade serão contempladas. A vacinação é fundamental para a proteção dos animais contra a raiva, que é uma doença fatal e não tem cura. Os resultados que temos hoje só são possíveis graças à grande adesão à vacinação. A proteção pela imunização é fundamental para a saúde dos pets e tutores, e deve ser renovada todo ano – diz a presidente do IVISA-Rio , Aline Borges.

No ano passado, a campanha do município vacinou mais de 480 mil animais domésticos, entre cães e gatos. Este ano, a meta do IVISA-Rio é vacinar cerca de 500 mil animais em todo o município. Para isso, as equipes de vacinação e apoio foram treinadas e orientadas ao longo dos últimos meses para atender à população. Os próximos grupos de bairros das zonas Norte e Oeste receberão a campanha nos dias 16 de setembro, 7 e 21 de outubro e 11 de novembro. A relação dos postos desta primeira etapa estará disponível nas redes sociais oficiais do IVISA-Rio nas próximas semanas.

Vale lembrar que a vacina deve ser administrada anualmente e é a principal forma de prevenção e controle da raiva, que não é notificada em cães e gatos no Município do Rio desde 1995 (27 anos) e, em humanos, desde 1986 (36 anos). Durante a campanha, poderão ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade e adultos saudáveis.

Categoria:

  • 3 de agosto de 2023


  • Link Original