Últimas Notícias
Nave do Conhecimento vai promover 2ª Edição do Encontro Julho das Pretas – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


O objetivo do evento é dar visibilidade às mulheres negras no processo de superação das desigualdades de gênero e raça – Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, por meio da Nave do Conhecimento do Engenhão, realiza, neste sábado (22/7), a partir das 15h, a 2ª Edição do Julho das Pretas, evento gratuito com o objetivo de dar visibilidade às mulheres negras no processo de superação das desigualdades de gênero e raça. O encontro promoverá uma roda de conversa sobre “A tecnologia como ferramenta para a promoção da diversidade e inclusão”, com a participação de convidadas que são lideranças atuantes e tiveram destaque nessas áreas.

O Julho das Pretas é um movimento que busca fortalecer a voz e os direitos das mulheres negras, promovendo debates, reflexões e ações de combate ao racismo e às desigualdades.

– Segundo um estudo da Unesco, somente 22% das pessoas que trabalham atualmente no setor de inteligência artificial são mulheres. No caso das mulheres negras, o número é ainda menor. Por isso precisamos urgentemente de políticas voltadas para diminuir a desigualdade no mercado de trabalho na área de tecnologia – afirmou a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

Neste ano, com a temática “Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver”, o movimento faz referência à construção da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontecerá em 2025. O movimento celebra anualmente o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-Americana e Caribenha.

Durante o evento, também acontecerá a exposição de fotografias “Mulheres, de Olho no Tempo”.

Programação completa e inscrições no site das Naves do Conhecimento.



Link Original