Últimas Notícias
Obras aceleradas na nova Clínica Gonçalense do Colubandê


Obras aceleradas na nova Clínica Gonçalense do Colubandê

Prédio foi erguido pela atual gestão e está em fase de acabamento

A nova Clínica do Colubandê, que está sendo construída na Avenida José Mendonça de Campos, entrou na fase dos acabamentos da construção. A unidade já recebeu revestimentos, pisos, luminárias e pintura na maioria dos espaços e tem previsão da parte da engenharia ser finalizada até outubro deste ano. A clínica terá capacidade de atendimento de 32 mil pessoas e terá o diferencial das outras unidades básicas de saúde de oferecer os serviços de raio-x e ultrassonografia. 

O equipamento vai abrigar oito equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), dentistas, equipes dos programas da Atenção Básica, de apoio e administrativas. A construção vai juntar dois postos já existentes – Colubandê 1 e 2 – e terá a capacidade de atendimento aumentada de 12 mil para 32 mil pessoas, além de oferecer exames laboratoriais de sangue, urina e fezes. 

Fisicamente, a unidade terá recepção ampla com sala de espera, 16 consultórios para as equipes das ESFs, mais consultórios multifuncionais para os profissionais do Nasf, seis consultórios odontológicos, salas de procedimentos e curativos, imunização, inalação, fisioterapia de baixa complexidade, área livre para a prática de atividades físicas, sala multiuso para capacitações de educação permanente, acolhimento, coleta laboratorial, estoque e esterilização. 

O objetivo do governo do Capitão Nelson é entregar à população unidades com atendimentos mais humanizados. A obra segue todas as normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados e com campainha de alerta, por exemplo).     

“É uma clínica grande. Estamos nos acabamentos dos consultórios para depois finalizar os corredores. Com os acabamentos prontos, vamos iniciar a colocação da climatização e fazer os arremates finais para entregar a obra”, disse o engenheiro da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo e responsável pela obra, Fernando Moreira.  





Link Original