Últimas Notícias
Parceria entre Cidade das Artes e RIOinclui leva crianças com deficiência à peça ‘Bob Esponja, o musical’ – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Patrícia Torres e o filho Patrick, na Cidade das Artes – Daniel Castelo Branco / Divulgação

A Cidade das Artes Bibi Ferreira e a Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro (RIOinclui) firmaram parceria para promover a inclusão de 100 crianças e adolescentes com deficiência no espetáculo “Bob Esponja, o musical”. Os beneficiários atendidos pelas instituições apoiadas pelo RIOinclui serão divididos em quatro grupos. A primeira turma esteve nesta sexta-feira (07/07) na Grande Sala da Cidade das Artes para assistir ao musical. Os outros três grupos participarão das sessões de domingo (09/07) e dos próximos dias 14 e 16.

A maior parte desse público nunca esteve em um sala de teatro, e essa é uma oportunidade de garantir o acesso a atividades culturais. Com idades variadas, as crianças vivem em situação de vulnerabilidade social e são moradoras dos bairros de Vila Isabel, Jacarepaguá e Inhaúma. Elas são atendidas pelas seguintes instituições: Associação de Assistência às Causas Sociais (AACS), Obra Social Dona Meca, Centro de Reabilitação e Orientação Beneficente de Inhaúma e Fundação Amélia Dias (FAMAD).

Vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, a Cidade das Artes é um espaço de fomento cultural, onde são promovidas peças teatrais, festivais de música, exposições, atividades educativas, dança e artes plásticas.

– Nossa palavra de ordem na Cidade das Artes é a democratização. Essa parceria propicia o acesso de nossas crianças à programação do espaço, e isso é fundamental para incluir crianças e adolescentes com deficiência no mundo da arte. É uma ação de transformação social – destaca a presidente da Cidade das Artes, Daniela Santa Cruz.

A RIOinclui é uma associação civil, filantrópica, beneficente e sem fins lucrativos que tem como principal foco de trabalho a prestação de assistência às pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro.

– É uma honra para a RIOinclui estar em parceria com a Cidade das Artes, oportunizando o acesso à cultura, à arte e ao lazer a pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Movimentos assim contribuem para que os espaços de cultura se preparem para receber a pessoa com deficiência e a sua família – diz a presidente de honra da RIOinclui, Cristine Paes.

Pela primeira vez na Cidade das Artes, Patrícia Torres levou o filho Patrick, com deficiência intelectual, atendido na AACS, para assistir à peça “Bob Esponja, o musical”.

– É nossa primeira vez aqui e estou adorando. O espaço é muito bonito. Vi na televisão sobre o teatro do Bob Esponja, mas não teria condições de assistir se não fosse essa parceria. Sou mãe social e aproveito todas as oportunidades culturais, esportivas e sociais que são oferecidas – disse Patrícia.

Categoria:

  • 7 de julho de 2023


  • Link Original