Últimas Notícias
Prefeitura de Niterói marca presença no evento “Peace in Our Cities”, na Colômbia – Prefeitura Municipal de Niterói


A Prefeitura de Niterói marcou presença no Simpósio da rede “Peace in Our Cities (PIOC)”, na Colômbia. Uma equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania – representada pela secretária, Nadine Borges; pelo diretor jurídico, Alexandre França; e pela coordenadora geral executiva do Pacto Niterói contra a Violência, Graça Raphael – participou do evento, que contou com a apresentação de projetos de construção de paz e diminuição de violência ao redor do mundo.  

Segundo Nadine Borges, a experiência foi de muito trabalho e imersão no assunto da pasta que dirige.

“Essa foi uma semana inteira de muito trabalho, aprendizado e troca de experiências com pesquisadores, autoridades e representantes de governo de diversas cidades do mundo. Foram cinco dias de intenso trabalho nas cidades de Medellin, Palmira e Cali. Tivemos visitas técnicas para conhecer os projetos sociais em comunidades dos locais”, explicou a secretária.  

Ainda de acordo com a secretária, a experiência de Niterói com o Pacto Niterói contra a Violência, que possui 18 projetos vinculados a diferentes secretarias em uma gestão colaborativa, foi considerada uma das propostas exitosas por apresentar dados que comprovam a redução em diversos índices de violência no município.

A rede “Peace in Our Cities” está em 24 cidades ao redor do mundo. Do Brasil, Niterói e Pelotas, no Rio Grande do Sul, são membros da rede. Representantes da cidade do Rio de Janeiro estiveram no evento, na condição de convidados.

O objetivo do encontro foi mapear e compartilhar entre as cidades e organizações as melhores iniciativas públicas e privadas nas cidades, assim como atuar em parceria com empresas, universidades e organizações da sociedade civil que investem no enfrentamento à violência com práticas de prevenção.

No evento, foram tratados temas como redução da letalidade policial, violência de gênero, violência nas escolas, sistemas de inteligência para mensurar índices de redução de homicídios, roubos e furtos.

O evento marcou ainda o pré-lançamento de um e-book que apresenta as políticas desenvolvidas e os significativos resultados do Pacto Niterói contra a Violência.