Últimas Notícias
Prefeitura promove o Festival Viradão do Meio Ambiente, na Praça Mauá – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Primeira edição do Festival Viradão do Meio Ambiente – Divulgação

A primeira edição do Festival Dia V, o Festival Viradão do Meio Ambiente, levou cultura e conscientização à Praça Mauá, neste sexta-feira (30/06), com diversas apresentações artísticas e oficinas. A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Clima é uma parceria com a Yolo Love Party e faz parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente, celebrado sempre em junho. O objetivo do evento é sensibilizar as pessoas para que abracem as pautas ambientais. Todo o resíduo gerado pelo Festival será enviado a uma cooperativa de reutilização e reciclagem.

Secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula ressaltou que o evento é um importante potencializador para a pulverização de informações sobre meio ambiente, sustentabilidade e preservação:

– Pensamos em unir três pilares nesse evento, educação ambiental, sustentabilidade e entretenimento para levar, de forma mais leve, as informações a todas as pessoas que, de alguma forma, se interessam pelo meio ambiente e pensam em gerações futuras. Cuidar do meio ambiente é muito mais que pensar no hoje, no agora. É pensar nos que estão por vir ainda.

A secretária lembra que é necessário discutir o tema de uma forma mais ampla e criar uma agenda climática. E esse é um dos pontos destacados no Festival: refletir sobre a relação com a natureza e sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservação e como a sociedade é capaz de atuar e colaborar na construção de cidades sustentáveis. A começar pela nossa.

 

Atrações do Festival Viradão do Meio Ambiente – Divulgação

 

O Festival contou com apresentações do rapper Djonga, do DJ Bandido Sensível, do DJ Gab, da Banda Awerê, do DJ Will Ow + Dançarinos, do Slam das Minas e do DJ Tamy. O evento seguiu com oficinas de sabão e velas aromáticas, tintas naturais, plantas suspensas e com abelhas nativas e uma performance de pintura ao vivo com o artista Ayrá O Crespo.

O evento recebeu ainda a Feira Faz Girar, para fomentar a socialização entre pessoas, instruir e educar a população a praticar atitudes mais sustentáveis. Essa programação destaca a importância de se ter a juventude como multiplicador dos ideais de sustentabilidade e preservação do meio em que vivemos.

SOBRE A PARCERIA

A Yolo Love Party é um movimento que agrega todas as tribos urbanas e tem como objetivo principal exaltar, fomentar e promover a cultura negra e periférica, por meio de temas reflexivos. Para além disso, a ideia desta parceria é provocar discussões importantes, atribuindo um papel social que transcende a diversão, trazendo ao público consciência da responsabilidade socioambiental na preservação dos espaços de eventos.

ORIGEM DA COMEMORAÇÃO

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi instituído em 1972 pela ONU na Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente, que resultou em discussões sobre a integração do ser humano ao meio ambiente. As questões climáticas e de sustentabilidade vêm cada vez mais ganhando espaço nos debates e na vida da população.

Categoria:

  • 30 de junho de 2023


  • Link Original