Últimas Notícias
São Gonçalo avança na Saúde com novas unidades e ampliação dos serviços


São Gonçalo avança na Saúde com novas unidades e ampliação dos serviços

Em três anos, a cidade ganhou hospital do câncer e do coração e amplo centro de imagens

Em três anos do governo do prefeito Capitão Nelson, as mudanças na área da saúde são evidentes em São Gonçalo. Ao todo, 35 unidades da rede básica de saúde já foram reformadas ou construídas, como a Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê, a mais recente inaugurada. Além delas, também já foram entregues duas da rede especializada – o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg) e o PAM Neves; uma da rede de urgência e emergência – o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR) e duas da Saúde Coletiva – os Centros de Atendimento Veterinário Municipais (Cavens) no Mutuá e Alcântara.

Todas as entregas fazem parte do Plano Estratégico Novos Rumos, que tem cinco eixos norteadores de áreas que precisam avançar com melhorias. Um deles é o Cidade Saudável, que cuida da área da saúde com as intervenções de reformas e construções. As obras obedecem às normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados e com campainha de alerta, por exemplo).

“A área da saúde pública sempre foi um desafio para todo gestor. Pegamos uma cidade completamente sucateada e ultrapassada em todos os setores. E estamos avançando com as obras de reforma, ampliação e construção. O objetivo é oferecer saúde de qualidade com unidades padronizadas para os gonçalenses e diminuir a fila do sistema de regulação. Estamos com mais uma grande obra em andamento, que é a ampliação do Hospital Gonçalense de Retaguarda; e vamos fazer o novo hospital de pronto atendimento da urgência e emergência com 200 leitos, que vai substituir o atual Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto”, disse o prefeito Capitão Nelson.

Ao todo, 40 obras da área da saúde já foram inauguradas e entregues à população. A preocupação e cuidados também são dedicados aos animais. A cidade já ganhou dois Centros de Atendimento Veterinário Municipais (Cavens) no Mutuá e em Alcântara. Os equipamentos oferecem consultas e castram cães e gatos gratuitamente.

E as obras de revitalização, construção e ampliação nas unidades de saúde não param. Atualmente, duas novas clínicas estão sendo construídas: Neves e Lagoinha. Além delas, outras unidades básicas de saúde – Vista Alegre, Bandeirantes, Água Mineral e Itaúna – estão sendo erguidas do zero.

As melhorias também continuam com as obras de revitalização de outras 11 unidades básicas de saúde: Roberto Silveira, em Vista Alegre; Carlos Chagas, na Fazenda dos Mineiros; Albert Sabin, em Itaoca; Josias Muniz, em Rio do Ouro; Bocayuva Cunha, Gradim; Marileia Cardoso, Jóquei; Antonina; Elza Borges, em Santa Luzia; David Capistrano, Salgueiro; e polos sanitários Hélio Cruz, Alcântara; Washington Luiz, Zé Garoto e Jorge Teixeira de Lima, em Jardim Catarina.

Na área da urgência e emergência, há a ampliação do Hospital de Retaguarda Gonçalense, que vai passar dos atuais 64 leitos para 144 e vai receber centro cirúrgico. No início do governo do Capitão Nelson, o hospital funcionava apenas no primeiro andar com a oferta de 30 leitos. E na especializada, o PAM Coelho está em obras de expansão e revitalização; e a Unidade de Acolhimento Adulto, também no Coelho, está em reforma.

“Estamos melhorando a qualidade de vida e a saúde de milhares de gonçalenses, que estão realizando exames de alta complexidade e cirurgias que nunca foram realizadas na cidade, como o cateterismo, revascularização e cirurgias oncológicas. Isso é um marco para São Gonçalo e para os moradores, que deixaram de se deslocar para outros municípios para os procedimentos. Também estamos de portas abertas para moradores de outras cidades com o HCCOR, que já tornou-se referência para todo o Estado”, finalizou o prefeito.

Unidades entregues:

1 – Santa Luzia

2 – Robert Koch, Patronato

3 – Mahatma Ghandi, Jardim Califórnia

4 – José Avelino, Tribobó

5 – Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo

6 – Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra

7 – Badger da Silveira, Tribobó

8 – Madre Tereza de Calcutá, Estrela do Norte

9 – José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba

10 – Aníbal Porto, Monjolos

11 – Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro

12 – Luiza de Marillac, Novo México

13 – Irmã Dulce, Trindade

14 – Hiparco Ferreira, Engenho do Roçado

15 – Flávio Henrique de Brito, Jóquei

16 – Getúlio Vargas, Boa Vista

17 – Candoza

18 – Florença Helena Pereira, Largo da Ideia

19 – Anaia

20 – Victor Chimelly, Paiva

21 – Tancredo Neves, Luiz Caçador

22 – Neuza Goulart, em Palmeiras

23 – José Bruno Neto, Boa Vista

24 – Altair da Silva, Mutuá

25 – Juvenil Francisco Ribeiro, Engenho Pequeno

26 – Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina

27 – Adolfo Lutz, Amendoeira

28 – Armando Leão Ferreira, Morro do Castro

29 – Bento da Cruz, Porto Novo

30 – Louis Pasteur, Guaxindiba

31 – Agenor José da Silva, Jardim Catarina

32 – Doutel de Andrade, Maria Paula

33 – Marechal Cândido Rondon, Colubandê

34 – Gladys Rodrigues Ramos Freitas, Santa Isabel

35 – Clínica Gonçalense do Colubandê

36 – Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR)

37 – Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg)

38 – PAM Neves

39 – Cavem Mutuá

40 – Cavem Alcântara

Unidades em obra

1 – Bandeirantes

2 – Itaúna

3 – Josias Muniz, Rio do Ouro

4 – Clínica Lagoinha

5 – Roberto Silveira, Vista Alegre

6 – Vista Alegre

7 – David Capistrano, Itaúna

8 – Água Mineral

9 – Carlos Chagas, Fazenda dos Mineiros

10 – Clínica de Neves

11 – Albert Sabin, Itaoca

12 – Bocayuva Cunha, Gradim

13 – Marileia Cardoso, Jóquei

14 – Elza Borges, Santa Luzia

15 – PAM Coelho

16 – Hospital de Retaguarda Gonçalense

17 – Antonina

18 – Unidade de Acolhimento Adulto, Coelho

19 – Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara

20 – Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto

21 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina





Link Original