Últimas Notícias
São Gonçalo avança nas obras do novo Centro Pop


São Gonçalo avança nas obras do novo Centro Pop

Assistência amplia atendimento à população em situação de rua

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo segue com as obras de construção do novo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), em Vista Alegre. O novo equipamento já está com as salas de atendimento prontas e no processo final da pintura e iluminação. A previsão é de que o espaço seja entregue à população nas próximas semanas. 

A nova unidade vai contar com canil, lavanderia, área de convivência, vestiários, refeitório, salas técnicas, de atendimento especializado e de atividades.

Essa é mais uma obra que faz parte do eixo “Cidade Justa e Inclusiva”, meta 27, do Plano Estratégico Novos Rumos – desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais -, que visa ampliar e reformar os equipamentos próprios da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de aumentar e dar mais eficiência ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social.

“Desde o início da gestão do prefeito Capitão Nelson, trabalhamos com grande atenção para oferecer dignidade às pessoas que estão em vulnerabilidade social. Semanalmente, equipes do Centro Pop realizam abordagens noturnas nas principais vias da cidade para atender e encaminhar para acolhimentos as pessoas que estão em situação de rua. Agora aqueles que precisam do nosso serviço terão mais um espaço onde serão assistidos por equipes técnicas”, disse o  secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

São Gonçalo já conta um Centro Pop no bairro Mutondo, que realiza diariamente acompanhamentos com psicólogos e assistentes sociais, além de solicitações de pedidos de documentos de identificação para inserir aqueles que necessitam no Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para benefícios do Governo Federal. O equipamento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, também garante alimentação, banheiros com chuveiros e uma lavanderia.

As equipes técnicas do Centro Pop realizam semanalmente abordagens noturnas em diferentes bairros de São Gonçalo, buscando garantir à população em situação de rua o acesso à rede de serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas do município.



Link Original