Últimas Notícias
São Gonçalo conscientiza sobre aleitamento materno


São Gonçalo conscientiza sobre aleitamento materno

Agosto Dourado terá ações em toda rede básica de saúde 

Com o tema “Apoie a Amamentação: Faça a Diferença Para Mães e Pais que Trabalham”, a Coordenação do Programa de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo vai realizar ação de conscientização sobre o tema na sala de espera da Clínica Gonçalense do Mutondo no próximo dia 15 de agosto, às 10h. 

     A atividade faz parte da campanha mundial que nomeia o mês de Agosto Dourado, cor escolhida porque compara a amamentação ao ouro. O leite materno é o mais completo e essencial para os bebês e pode ser oferecido, com exclusividade, até os seis meses de vida. Por isso, o mês de agosto é marcado, mundialmente, na área da saúde por estimular o aleitamento materno.  

  Toda a rede básica de saúde – postos e clínicas – está orientada a realizar palestras e rodas de conversa sobre o tema nas salas de espera das unidades, principalmente nos dias de consultas das gestantes. As ações já começam nesta primeira semana de agosto – entre os dias 1º e 7 de agosto, que também é conhecida na área da saúde como a Semana Mundial do Aleitamento Materno.  

    Na conversa, as mães poderão tirar suas dúvidas e receber mais orientações sobre os mitos e verdades do aleitamento materno, como qualidade do leite, amamentação cruzada, nova gestação, alimentação da mãe, entre outros. 

     “Nessas ações, a gente enfatiza a importância da amamentação e da rede de apoio. Este ano, com o destaque, principalmente, para os pais que trabalham fora de casa. Com essas atividades nas salas de espera das unidades, nós mostramos – com o grupo de apoio ao aleitamento materno do município – que a prática da amamentação é possível e que deve ser sempre estimulada”, disse Aline Aguiar, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno e nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) da secretaria.

     A campanha mundial deste ano tem como objetivos informar as pessoas sobre as perspectivas dos pais trabalhadores em relação à amamentação e paternidade; fundamentar a licença remunerada e o suporte no local de trabalho com ferramentas para facilitar a amamentação; envolver as pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho e conscientizar sobre ações de melhoria das condições de trabalho e apoio ao aleitamento materno. 

Grupo e Sala de Apoio ao Aleitamento Materno 

     Independente de campanhas, a Secretaria de Saúde mantém, durante todo o ano, o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo. Na unidade, mamães e gestantes que precisam de ajuda e orientações sobre o aleitamento materno têm atendimento contínuo às segundas, terças e quartas, sempre das 9h às 17h. 

     As mães que fazem parte do grupo aprendem sobre as principais dificuldades da amamentação, recebem dicas para driblá-las e orientações – durante a gestação e no pós-parto. As mamães também recebem orientação nutricional, sobre introdução alimentar dos bebês, sobre os direitos da mãe e da criança, suporte, apoio emocional e incentivo à doação de leite materno.

Serviço

Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo

Rua Alfredo Backer, 358, Alcântara, em frente ao 7º Batalhão de Polícia Militar.

Telefone: (21) 3857-2139

Contato email: aleitamento.sg@gmail.com





Link Original