Últimas Notícias
São Gonçalo participa de encontro em Brasília


São Gonçalo participa de encontro em Brasília

Equipe da Semgipe vai apresentar projeto de desenvolvimento Urbano

A Prefeitura de São Gonçalo, representada por uma equipe da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), vai participar de uma oficina presencial do “Projeto Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS)”, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), em Brasília.

A iniciativa do governo federal – elaborada pelo Ministério das Cidades em parceria com a organização alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha – tem o objetivo de apoiar e aperfeiçoar projetos que aprimorem as condições para um desenvolvimento urbano mais integrado e centrado com o cidadão.

Em abril deste ano, São Gonçalo foi um dos 12 municípios selecionados, em todo o País, para produzir projetos de desenvolvimento urbano integrado, inclusivo e resiliente ao clima. Intitulado como “Recuperação socioambiental das margens do Rio Alcântara (eixo Jardim Catarina/Trindade/Complexo do Salgueiro) no município de São Gonçalo/RJ frente às emergências climáticas”, o projeto, desenvolvido pela Semgipe, tem o objetivo de apresentar soluções inovadoras para a redução de enchentes nas regiões citadas.

O objetivo do encontro em Brasília é aprofundar e desenvolver as propostas dos 12 projetos com metodologias interativas e de aprendizado entre pares, fortalecer a rede e a troca entre os 12 municípios para aprimorar as capacidades dos participantes e discutir com especialistas e com demais colegas sobre conceitos e práticas do desenvolvimento urbano integrado e a aplicação concreta em cada projeto. A primeira etapa da oficina contará com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho.

“Estamos muito animados com a oportunidade de discutir com especialistas e técnicos de outros municípios do País, e do mundo, o tema do desenvolvimento urbano integrado. A possibilidade de trazer ideias e metodologias de outros lugares enriquece muito a elaboração dos nossos projetos. É uma grande e importante oportunidade de fala, troca e aprendizado”, destacou a secretária da Semgipe, Maria Gabriela Bessa.

Os projetos dos 12 municípios selecionados irão entrar em um processo de aprimoramento e adequação para possíveis fontes de financiamento. Seis cidades serão selecionadas para serem parceiras do Projeto DUS e desenvolverem suas propostas em um projeto concreto de Desenvolvimento Urbano Integrado, pronto para ser financiado.





Link Original