Últimas Notícias
São Gonçalo realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social


São Gonçalo realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social

Evento terá dia de atividades neste sábado, até às 19h

Teve início na tarde desta sexta-feira (7) a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A iniciativa é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

“Queria dizer a vocês, trabalhadores do SUAS, que vocês também são gestores do SUAS. Não existe separação entre trabalhador e gestor. Eu sou gestora e trabalhadora do SUAS, vocês são trabalhadores e gestores do SUAS. Porque o SUAS é feito no dia a dia do trabalho de vocês. Na construção das propostas do fórum, não percam de vista que todo mundo é importante no processo”, disse a subsecretária de gestão, Daiane Isabel, que representou o novo secretário de Assistência Social, Felippe Mattos Monteiro e ressaltou a importância de realizar uma construção coletiva junto às instituições e aos trabalhadores da assistência social de todo o município.

O fórum discute temas de grande relevância para a Assistência Social do município, com temas como controle social, articulação entre os segmentos, benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social, universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS, entre outros assuntos.

No primeiro dia de conferência, houve abertura do evento, com a participação de instituições de atendimento aos usuários do SUAS, subsecretários e trabalhadores da Assistência Social do Município. A conferência segue neste sábado (8), até as 19h, com Formulação das Deliberações dos Eixos, plenária, eleição de delegados e realização de palestras.

Compuseram a mesa de abertura do fórum: Daiane Isabel, representando o novo secretário de Assistência Social, Felippe Mattos Monteiro; Andreia Leite, representando a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, Rosangela Gomes; o Secretário de Esporte e Lazer, Bruno Porto de Almeida; Carla Verônica, representando a Secretaria Municipal de Educação; André Costa Emerick, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Gonçalo; Tatiana Cristina de Jesus, representante dos usuários da Assistência Social ; convidado especial, o ex-secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio; a vereadora Patrícia Silva, presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores.

Programação do Sábado

9h – Sistematização e Formulação das Deliberações dos Eixos

Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão e compromisso e responsabilidade dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;

Palestrante: Francisco Gilberg Barreto

Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estrutura das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

Palestrante: Mariza Chaves

Eixo 3 – Articulação Entre os Segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?

Palestrante: Eliane Gomes

Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.

Palestrante: Bruna Stephen Da Motta

Eixo 5 – Benefícios e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Palestrante: Diana Marques

12:00 – Almoço

12:00 às 13:00 – Apresentação Cultural : Orquestra Municipal.

13:00 – Formulação das Deliberações dos Eixos;

• Sala 01 : Eixo 1 – FINANCIAMENTO.

• Sala 02 : Eixo 2 – CONTROLE SOCIAL.

• Sala 03 : Eixo 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS.

• Sala 04 : Eixo 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS.

• Sala 05 : Eixo 5 – BENEFÍCIOS E TRANSFERÊNCIA DE RENDA.

15:00 às 17:00 – Plenária Final Apresentação e Aprovação dos Eixos.

17:00 – Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual

17:30 às 18:00 – Café da Tarde.

18:00 – Fórum da Sociedade Civil.

19:00 – Encerramento.

Serviço:

15ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Gonçalo no auditório do Sest Senat, que fica na Rodovia Amaral Peixoto, km 7, no Tribobó.





Link Original