Últimas Notícias
São Gonçalo recebe castramóvel em quatro bairros


São Gonçalo recebe castramóvel em quatro bairros

Será necessária a marcação prévia para a realização da cirurgia

São Gonçalo vai receber dois castramóveis que irá realizar castrações gratuitas para cães e felinos, sendo machos ou fêmeas, a partir da próxima quarta-feira (17). A ação será realizada, através de uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o projeto Ellos Castrapet, em quatro bairros: Trindade, Barro Vermelho, Bandeirantes e Jardim Catarina. 

O projeto é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Sóstenes Cavalcante, que visa o controle populacional de animais, assim como a conscientização da população em relação aos temas da causa animal. Desde a sua implementação, o projeto já realizou mais de 15 mil atendimentos. 

O agendamento para a castração de cães e gatos será realizado de forma presencial, com um documento de identificação e comprovante de residência do tutor do animal. Será permitido apenas um cadastro por CPF. 

As vagas são limitadas e as senhas são distribuídas por ordem de chegada. Não é necessário levar o animal no dia do agendamento. 

No bairro Trindade, os moradores vão poder realizar o agendamento no dia 17 de janeiro, próxima quarta-feira, a partir das 9h, na Praça Leonor Correa. Já no Barro Vermelho, o agendamento será no dia 18 de janeiro, no mesmo horário, na Praça do Barro Vermelho. 

As castrações na Trindade e no Barro Vermelho serão realizadas no mesmo local onde serão feitos os agendamentos entre os dias 22 e 26 de janeiro. No bairro Trindade, também haverá castração entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro. 

O castramóvel também vai passar pelos bairros Bandeirantes e Jardim Catarina. 

No Bandeirantes, o agendamento para a castração será realizado no dia 24 de janeiro, a partir das 9h, na Praça dos Bandeirantes. As castrações serão feitas entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro também na Praça dos Bandeirantes.  

No Jardim Catarina, o agendamento será no dia 30 de de janeiro, a partir das 9h, na Praça Jardim Catarina II, ou Praça da Rua I, e as castrações entre 5 e 9 de fevereiro no mesmo local. 

É importante destacar que não haverá agendamento no dia das castrações. O agendamento será realizado apenas nas datas citadas acima.

Para os caninos, a castração não será realizada nas raças: Boston Terrier, Boxer, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Chihuaua, ChowChow, Dogue de Bordeaux, Lhasa Apso, Maltês, Pequinês, Pug, Sharpei, Yorkshire, Shih Tzu. E para os felinos, não serão castrados aqueles que são persas e exóticos. 

A castração é feita para cadelas e cães que tenham no mínimo três quilos e no máximo vinte quilos. Já os felinos precisam ter no mínimo um quilo e meio. 

Também é um pré-requisito para a castração os animais terem entre seis meses e seis anos, não podem estar no cio, gestante e amamentando ou com leite. Os machos devem ter os dois testículos no saco escrotal.

Cavem – A ação em conjunto com o projeto Ellos Castrapet será um complemento ao serviço de castração gratuita que o município já realiza através do Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), no Mutuá. O equipamento abre duas vezes por mês agendamento para castrações de cães e gatos (machos e fêmeas). Em breve, a cidade vai ganhar mais uma unidade do Cavem em Alcântara.





Link Original