Últimas Notícias
Saúde de São Gonçalo entrega a 22ª USF revitalizada


Saúde de São Gonçalo entrega a 22ª USF revitalizada

Unidade do Luiz Caçador tem capacidade para atender 16 mil usuários

A 22ª Unidade de Saúde da Família (USF) revitalizada foi entregue pelo prefeito Capitão Nelson nesta sexta-feira (7). A USF Tancredo Neves, em Luiz Caçador, tem capacidade para atender até 16 mil usuários com horário estendido – através do Programa Hora Mais – de segunda a sexta até às 20h. As obras contemplam todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre ambientes e acessibilidade.

A estrutura física foi entregue com tudo novo. Além da revitalização do espaço, a unidade ganhou mobiliário e equipamentos novos. Para conservar e oferecer atendimento humanizado, o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, e o secretário municipal de Saúde, Gleison Rocha, pediram aos servidores e à população que cuidem bem do espaço e ofereçam acolhimento e atendimento com carinho, respeito e amor aos pacientes.

“É de extrema necessidade que a gente atenda bem. Os pacientes precisam de um acolhimento e atendimento decentes. Às vezes, eles só querem tirar uma dúvida de como fazer um exame, um determinado tipo de consulta. Cabe a nós orientarmos, darmos a informação correta. Não pode o paciente sair do posto sem saber. Somos servidores, estamos aqui para isso. Quem atende o público tem que atender bem. Temos que ajudar as pessoas”, disse o prefeito.

Para que o atendimento seja mais humanizado, o secretário municipal de Saúde realiza reuniões com os administradores e oferece capacitações para os funcionários. “Vamos capacitar os servidores para humanizar os atendimentos. É um trabalho incessante. Não adianta ter uma estrutura física maravilhosa, com tudo de primeira linha se o paciente chega aqui e não é atendido direito. Tendo bom atendimento na atenção básica, conseguimos esvaziar as unidades de emergência. E todos ganham com isso. Ninguém faz nada sozinho, somos um time”, disse Gleison.     

A USF Tancredo Neves conta com quatro equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), com capacidade para atender até 16 mil usuários. Cada equipe da ESF é formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. O posto também conta com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que é composto por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. Além dos profissionais, todos os programas da Atenção Básica estão disponíveis O espaço também oferece exames laboratoriais de sangue, urina e fezes. 

A padronização das unidades da rede municipal da Atenção Básica é uma exigência do Capitão Nelson. Todos os novos postos de saúde estão padronizados e adequados conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade. 

As unidades contam com ambientes climatizados e com acessibilidade (rampa, piso tátil, barras e banheiros adaptados para pessoas com deficiência). Os postos também recebem pisos novos, pintura, adequação dos espaços e revitalização da fachada. 

Postos revitalizados entregues: 

1 – Badger da Silveira, Tribobó 

2 – Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra 

3 – Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo

4 – Santa Luzia, bairro de mesmo nome 

5 – Robert Koch, Patronato 

6 – Mahatma Ghandi, Jardim Califórnia

7 – José Avelino, Tribobó

8 – Madre Tereza de Calcutá, Estrela do Norte

9 – José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba – USF de Santa Izabel

10 – Aníbal Porto, em Monjolos 

11 – Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro 

12 – Florença Helena Pereira, no Largo da Ideia 

13 – Luiza de Marillac, no Novo México 

14 – Irmã Dulce, na Trindade 

15 – Hiparco Ferreira, no Engenho do Roçado

16 – Flávio Henrique de Brito, Jóquei

17 – Candoza

18 – Getúlio Vargas, Boa Vista

19 – Anaia

20 – Victor Chimelly, Paiva

21 – USF Adolfo Lutz, Amendoeira

22 – USF Tancredo Neves

Postos em obra de revitalização e construção

1 – Armando Leão, Morro do Castro

2 – Mutuá II

3 – Gladys Ramos Freitas Considera, Santa Isabel

4 – Agenor José da Silva, em Jardim Catarina 

5 – Luiz Carlos Prestes, no Barro Vermelho 

6 – Juvenil Francisco Ribeiro, no Engenho Pequeno 

7 – Cândido Rondon, Colubandê

8 – Água Mineral 

9 – Neuza Goulart, em Palmeiras 

10 – Clínica de Neves

11 – Albert Sabin, Itaoca

12 – Louis Pasteur, Guaxindiba

13 – Luiz Paulo Guimarães, Laranjal

14 – Bandeirantes

15 – Roberto Silveira, Vista Alegre

16 – Bento da Cruz, no Porto Novo 

17 – Clínica do Colubandê

18 – José Bruno Neto, Boa Vista





Link Original