Últimas Notícias
Secretaria da Juventude abre duas mil vagas para cursos gratuitos de Robótica e Impressão 3D – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


As vagas são para os Espaços da Juventude do Estácio, Cidade de Deus, Vigário Geral e Vargem Pequena – Laryssa Lomenha/JUVRio

Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para os cursos de Impressão 3D e Robótica dos Espaços da Juventude, equipamentos públicos da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) voltados para a inclusão de jovens no mercado de trabalho de inovação e tecnologia. Ao todo, serão oferecidas duas mil vagas, distribuídas em 250 para cada curso em todas as unidades: Estácio, Cidade de Deus, Vigário Geral e Vargem Pequena.

Em encontros ao longo de julho, os jovens de 15 a 29 anos aprenderão como construir o seu próprio dispositivo robótico e integrá-lo a outros projetos de automação. Também conhecerão o mundo da prototipagem, aplicando os conhecimentos na prática, fazendo seu próprio objeto 3D.

Os Espaços da Juventude já prepararam mais de 1.900 jovens para as oportunidades da Indústria 4.0, que visam automatizar e conectar os processos industriais por meio da computação em nuvem, da inteligência artificial e da robótica.  Em um ambiente sustentável, equipado e climatizado, os alunos são estimulados a pensar em como criar soluções que possam revolucionar o mercado de consumo e do trabalho, com a orientação de professores e material didático exclusivo.

O secretário de Juventude Carioca, Salvino Oliveira, destaca a necessidade de oferecer cursos tecnológicos para o jovem da cidade que deseja atuar no mercado da inovação em diversas áreas.

– Com os Espaços da Juventude, estamos formando jovens qualificados e criando oportunidades em áreas antes acessíveis apenas para uma parcela da população. O Rio tem vocação para a inovação e queremos garantir conhecimento, desenvolvimento, emprego e renda.

Inscrições abertas

Para se inscrever nos cursos de Impressão 3D e Robótica basta acessar as redes sociais da Secretaria da Juventude e preencher o formulário disponível. As aulas serão realizadas de 3 a 30 de julho. Haverá turmas de Impressão 3D nas segundas-feiras, em todas as unidades, das 8h às 13h, e terças e quintas-feiras, das 8h às 10h; 10h15 às 12h15; 13h30 às 15h30; 15h45 às 18h; e 19h às 21h. Já para Robótica será possível estudar nas segundas-feiras, das 16h às 21h, ou quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h; 10h15 às 12h15; 13h30 às 15h30; 15h45 às 18h; e 19h às 21h. A carga horária é de 20 horas.

Sábado de oficinas gratuitas

Os Espaços da Juventude também realizarão, simultaneamente, um dia de oficinas gratuitas para a população em todas as suas unidades, para até 480 pessoas. No próximo sábado (24/6), os moradores do Estácio, Cidade de Deus, Vigário Geral e Vargem Pequena conhecerão o equipamento tecnológico da JUVRio e poderão aprender Operação de Drone (das 9h às 10h30) e Inteligência Artificial (10h45 às 12h30), no período da manhã, e Indústria do Som – DJ (13h30 às 15h) e Design de Games (15h15 às 17h30). Serão disponibilizadas 30 vagas para cada turma.

 

Confira abaixo os endereços dos Espaços da Juventude

Espaço da Juventude do Estácio
Endereço: Praça Roberto Campos, Estácio (saída do metrô)

Espaço da Juventude da Cidade de Deus
Endereço: Rua Daniel, s/n, apartamentos da Cidade de Deus (Referência: próximo à Fundação Leão XIII)

Espaço da Juventude de Vigário Geral
Endereço: Estrada do Vigário Geral S/N – Praça Elba (Referência: Igreja em frente ao contêiner)

Espaço da Juventude de Vargem Pequena
Endereço: Estrada dos Bandeirantes, s/n, Av. A, Vargem Pequena (Referência: Praça Veluza Bispo)

Categoria:

  • 20 de junho de 2023




  • Link Original