Últimas Notícias
Secretaria Municipal de Educação inaugura pintura em homenagem a Darcy Ribeiro – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Darcy Ribeiro foi homenageado com uma pintura no CIEP que leva seu nome – Divulgação

O educador e antropólogo Darcy Ribeiro, um dos maiores defensores da Educação, ganhou uma homenagem no ano do seu centenário: uma pintura no CIEP que leva o seu nome, em Campo Grande, na Zona Oeste. Com mais de 25 metros quadros, a obra da artista RafaMon eterniza a imagem do intelectual que tanto fez pela educação do Rio de Janeiro com a idealização e implantação dos CIEPs. A ação foi realizada pelo projeto Territórios Educativos, da Secretaria Municipal de Educação.

Nascido em Montes Claros, Minas Gerais, Darcy Ribeiro atuou como antropólogo, historiador e sociólogo, destacando-se na sua defesa dos povos originários e da educação brasileira. Sua atuação política incluiu cargos como os de ministro-chefe da Casa Civil e ministro da Educação, ambos durante o governo João Goulart. Após a redemocratização, Darcy Ribeiro concebeu os Centros Integrados de Educação Pública, os CIEPs, implantados no Rio de Janeiro durante os dois governos de Leonel Brizola (de 1983 até 1987 e 1991 até 1994). Tratava-se, segundo Darcy, de uma “revolução na educação pública do país”, pois era a primeira tentativa consistente de oferecer ensino público de qualidade em período integral. O educador faleceu no dia 17 de fevereiro de 1997.

– Darcy foi um educador e antropólogo único, que nos inspira até hoje. Esta homenagem é uma forma de agradecer os frutos que colhemos de sua existência, além de ser um presente para os nossos alunos. É um orgulho ter um CIEP que carrega o nome de Darcy. Queremos eternizar sua defesa pela escola pública de qualidade, pelo ensino integral e pela sala de aula como instrumento de combate às desigualdades sociais. Os CIEPs representam uma transformação de pensamento na educação brasileira. Celebrar a vida de Darcy é celebrar a educação brasileira – comentou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

A inauguração contou com a presença do secretário, de Zezé Latgé, diretora administrativo-financeira da Fundação Darcy Ribeiro, e Lia Ciomar Macedo de Faria, secretária de Educação durante o governo Brizola, coordenadora dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) junto com Darcy Ribeiro e professora da Faculdade de Educação da UERJ.

O evento mobilizou professores, alunos, responsáveis e funcionários e contou ainda com apresentações de turmas do 2º ano do próprio CIEP em performances homenageando desde a biografia de Darcy Ribeiro até a sua atuação na defesa dos povos indígenas. Sendo uma unidade bilíngue, o evento contou também com o coral de vozes da própria escola executando a cantata de Natal O Tannenbaum. A Gerência de Leitura realizou a distribuição de livros aos alunos e à comunidade escolar.

Murais na rede municipal de educação

Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, a Escola Municipal Rivadávia Corrêa, fundada em 1877, ganhou um mural em homenagem ao patrono da educação, Paulo Freire.

Outras personalidades como a porta-bandeira Selminha Sorriso, a jornalista Flávia Oliveira e a cantora Teresa Cristina também ganharam murais pintados nas escolas onde estudaram. Já a cantora Elza Soares deu nome ao primeiro Ginásio Experimental Tecnológico (GET) da rede e também ganhou um mural em sua homenagem.

Categoria:

  • 12 de dezembro de 2022


  • Link Original