Últimas Notícias
UMPA de Santa Luzia entra na Campanha Agosto Lilás


UMPA de Santa Luzia entra na Campanha Agosto Lilás

Unidade fará ações pelo fim da violência contra a mulher 

A Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Santa Luzia aderiu à Campanha Agosto Lilás de conscientização para o fim da violência contra a mulher. A partir desta quinta-feira (3), entre 10h e 16h, funcionários farão ações com orientações e informações sobre o tema na recepção da unidade.

     Médicos, assistentes sociais e a equipe de enfermagem farão rodas de conversa, darão orientações, tirarão dúvidas e estarão usando máscaras lilás para lembrar a campanha durante todo o mês. As ações vão envolver os funcionários e os pacientes. 

    “Nosso objetivo é orientar funcionários e população sobre a importância da luta para acabar com a violência contra a mulher e apresentar a rede de apoio. Recebemos muitos casos de violência doméstica e já fazemos essa orientação durante todo o ano, mas de uma forma mais tímida. Vamos aproveitar a campanha para explorar e repassar essas informações tão importantes”, explicou Renata Nascimento, coordenadora administrativa da unidade. 

  Agosto Lilás – É a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e foi inspirada na criação da Lei Federal 11.340/2006, Lei Maria da Penha, que completa 17 anos no próximo dia 7 de agosto. Ela tem a intenção de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias.  

Tipos de violência 

Física – Empurrar, amarrar, chutar, bater, qualquer ação que cause lesão e morte

Sexual – Forçar a fazer sexo 

Patrimonial – Não deixar trabalhar, reter dinheiro, destruir objetos ou ocultar bens 

Moral – Caluniar, injuriar e difamar

Psicológica – Humilhar, insultar, perseguir, ameaçar, controlar, não deixar sair, afastar da família e amigos, restringir ações, decisões e crença

Onde procurar ajuda: 

Centro Especial de Orientação à Mulher (Ceom), Neves

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), no Centro

Ligue 180 – atendimento à mulher 24h por dia, gratuito e confidencial.

Email: ligue180@spm.gov.br





Link Original