Últimas Notícias
Unidade de Saúde no Porto da Pedra amplia atendimento


Unidade de Saúde no Porto da Pedra amplia atendimento

Procura aumentou depois que a USF foi revitalizada pela Prefeitura 

A Unidade de Saúde da Família Barbosa Lima Sobrinho, no Porto da Pedra, foi a sexta USF revitalizada entregue pela gestão do prefeito Capitão Nelson em agosto de 2022. Após as mudanças, o posto viu os seus atendimentos crescerem. A unidade realiza atendimentos com diferentes profissionais de segunda a sexta, das 8h às 17h. 

O posto de saúde ganhou climatização, acessibilidade e adequações para melhor atender a população e as normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A nova estrutura física proporciona mais conforto para os pacientes e profissionais. 

Atualmente, a USF realiza uma média de 2,1 mil atendimentos mensais. Antes das adequações, os números não passavam de 1,6 mil. São mais 500 consultas e serviços realizados por mês. O espaço conta com médicos generalistas, dentista, pediatra, ginecologista, nutricionista, educador físico, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social. Entre os serviços estão os exames de sangue, urina e fezes, vacinação com todos os imunizantes. 

“Desde a reinauguração, a procura dos pacientes começou a crescer. O fonoaudiólogo, que atendia 10 pessoas, passou a atender 40. Este é apenas um exemplo. Muitos pacientes são de bairros como Monjolos e Guaxindiba, que são distantes”, disse a diretora administrativa da unidade, Giovana Corrêa Lopes de Souza.

Os pacientes elogiam a unidade. O agente de segurança Antônio Luiz Monteiro, de 52 anos, esteve na USF nesta segunda-feira (1º), no atendimento com o dentista pela primeira vez. “Fui muito bem atendido. Não tenho do que reclamar. E as dependências estão ótimas”, disse. 

Já a aposentada Raimunda Brandão, 71, foi tomar a vacina contra a gripe. “Sempre sou bem atendida. Tenho pressão alta e vinha medir a pressão a cada três dias. Eu moro aqui perto, há 33 anos, e acompanhei a evolução dessa unidade. Venho desde que meu filho era pequeno, quando trazia ao pediatra, e eu tomo todas as vacinas neste posto. É muito bom ver o prefeito dando atenção à saúde e melhorando os postos”, opinou.

Para o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha, as mudanças na saúde são necessárias, já que as unidades estavam sucateadas. “O prefeito Capitão Nelson visitou vários postos no início da gestão e não gostou do que viu. O Plano Estratégico Novos Rumos foi traçado e deu início às revitalizações dentro do eixo Cidade Saudável. Já chegamos a 37 unidades da Atenção Básica revitalizadas. Outras 12 estão em obras”, finalizou o secretário.  





Link Original