Últimas Notícias
Zona Norte reúne mais de mil corredores na 1º edição do Corrida do Horto Niterói 60Up – Prefeitura Municipal de Niterói


Mais de mil corredores com idades acima dos 60 anos estiveram presentes na 1º edição do Corrida do Horto Niterói 60Up. O evento realizado pela Prefeitura de Niterói, por meio das Secretarias Municipal do Idoso, de Governo (com apoio da Administração Regional do Barreto) e de Esportes, aconteceu neste domingo (22). A corrida de 4KM foi gratuita e todos os participantes receberam medalhas.

O vice-prefeito, Paulo Bagueira, participou da corrida e disse que chegou para ficar.

“Foi sensacional a Corrida do Horto que aconteceu na manhã deste domingo pelas ruas do Barreto. A corrida reuniu cerca de 1 mil pessoas, em sua maioria, idosos do projeto 60 UP. Um grande sucesso de público e organização. Essa, que foi a primeira corrida de rua da Zona Norte de Niterói, chegou para ficar. Ano que vem tem mais”.

Maria Lúcia de Oliveira, de 69 anos, fez o percurso de muletas e recebeu, além da medalha, o troféu de superação. Ela faz parte do Núcleo 60UP de Piratininga. O secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), explicou que a ação foi pensada para gerar bem-estar e socialização para os idosos.

“As atividades sociais geram sentimentos positivos e evitam a depressão, principalmente nessa parcela da população, acima dos 60 anos. Quando unimos isso ao esporte, a ação fica completa. A nossa grande intenção com a Corrida do Horto foi permitir uma atividade saudável e cheia de interação aos idosos da cidade. Fazer com que eles pudessem sair de casa, conversar, conhecer pessoas novas… Nosso objetivo principal é sempre dar a eles qualidade de vida pela socialização”, declarou Zaf.

Durante o evento, os participantes receberam água e isotônico para garantir a hidratação, além de frutas. Após a corrida, teve um aulão de ginástica com os professores do projeto sessão de massoterapia.

A Prefeitura de Niterói oferece atividades gratuitas como ginástica, dança de salão, canto, roda de conversa e passeios aos idosos da cidade com o projeto 60UP. O projeto está disponível em diversos pontos da cidade, em datas e horários específicos para cada atividade.

Mês do Idoso

Em 2006, a Lei nº 11.433 escolheu 1º de outubro (data da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa) como Dia Nacional do Idoso. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015.