Últimas Notícias
Alunas do EJA de São Gonçalo preparam exposição sobre violência de gênero


Alunas do EJA de São Gonçalo preparam exposição sobre violência de gênero

Estudantes criam mostra inspiradas no Dia Internacional da Mulher

Inspiradas no Dia Internacional da Mulher, as alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Visconde de Sepetiba, em Nova Cidade, prepararam a exposição fotográfica “Elas Por Elas”, trazendo situações de violência vividas por mulheres ao longo da vida. Nesta sexta-feira (8), a exposição foi levada ao auditório da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo, trazendo reflexão em uma data importante.

O projeto teve como tema as violências sofridas pelas mulheres, sendo físicas, psicológicas e patrimoniais. As fotos conceituais foram produzidas e realizadas pelas alunas, que escolheram os assuntos e as formas de abordar em imagens.

“Nós queríamos mesmo colocar no foco a realidade, mostrar que estas coisas acontecem com muitas pessoas e muito mais do que imaginamos. O nome da exposição partiu delas, assim como a ideia de que as mulheres precisam somar forças para se ajudarem, o que é nítido em algumas fotos. Elas trouxeram muito do que já viveram ou já viram familiares vivendo, eu achei isso formidável”, disse a professora de artes da escola, Viviane Goulart.

Percebendo a potência das imagens, a subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes, viu a data como uma oportunidade de levar a exposição para a Secretaria de Educação. A visitação ficou aberta durante todo o dia, para funcionários e visitantes.

“Um trabalho tão sensível e potente como este, não poderia ficar exposto apenas na escola. As alunas da EJA fizeram um trabalho artístico lindo a respeito de uma realidade muito difícil. Todo mundo que entrou para ver ficou impactado com o trabalho”, afirmou a subsecretária.





Link Original