Últimas Notícias
Asfalto do Aterro do Flamengo começa a ser trocado – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Para minimizar o impacto no dia a dia dos cariocas, as equipes atuam das 22h às 6h – Divulgação

O asfalto do Aterro do Flamengo, uma das principais ligações entre o Centro e a Zona Sul, começou a ser trocado na segunda-feira (31/7) em seus 15,7 quilômetros de extensão, com a previsão de recapeamento para 208.822 metros quadrados de área. O local é mais um beneficiado pelo Programa Asfalto Liso, da Prefeitura do Rio, implementado pela Secretaria Municipal de Conservação, que já recuperou 350 quilômetros de vias em toda a cidade, desde 2022.

O recapeamento do Aterro do Flamengo, executado com o apoio da Subprefeitura Zona Sul, contempla as avenidas Infante Dom Henrique, Alfredo Agache, General Justo e Nações Unidas. E para minimizar o impacto no dia a dia dos cariocas, as equipes vão atuar das 22h às 6h. Mas, em casos excepcionais, o serviço poderá ser estendido até as 16h.

Não será necessário interditar totalmente o Aterro do Flamengo porque o tráfego ficará bloqueado em uma faixa de cada vez, durante a execução dos trabalhos. A previsão mínima para a conclusão da troca do asfalto do Aterro do Flamengo é três meses. Mas este prazo pode ser prorrogado por causa das condições climáticas.

Asfalto Liso avança por toda a cidade

Desde o início do programa Asfalto Liso, em fevereiro de 2022, já foram recuperados mais de 350 quilômetros de vias em toda a cidade do Rio de Janeiro, dando prioridade aos grandes corredores, que concentram maior fluxo de veículos. Isso corresponde a mais de dois milhões de metros quadrados de área com nova pavimentação. Até 2024, serão mais de 450 quilômetros de vias revitalizadas.

Entre as principais vias cariocas já contempladas pelo Asfalto Liso estão as avenidas Epitácio Pessoa, Borges de Medeiros, Padre Leonel Franca, Nossa Senhora de Copacabana, Maracanã, Oswaldo Aranha, Presidente Antônio Carlos, Marechal Rondon, Ayrton Senna, Dom Hélder Câmara, Padre Guilherme Decaminada, Lúcio Costa, Alfredo Balthazar da Silveira e Marechal Fontenelle; as ruas Humaitá, Voluntários da Pátria, Henrique Valadares, São Francisco Xavier, Doutor Satamini, Teodoro da Silva, Visconde de Santa Isabel, Hermengarda, Uranos, Padre Roma, General Belegarde, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio e Cândido Benício; a Praia de Botafogo e as estradas Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais, do Itanhangá, da Barra da Tijuca, de Inhoaíba e do Cortume.

Passo a passo do Asfalto Liso

1 – É feito o levantamento topográfico da via, a fim de mapear trecho e áreas a serem trabalhados;
2 – É usada a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado;
3 – Entra em cena a vibroacabadora, que aplica a massa asfáltica para que os rasteleiros espalhem, garantindo um bom acabamento;
4 – Na sequência, os rolos compressores compactam o asfalto e garantem o acabamento da superfície do novo pavimento. Nessa etapa, grelhas e tampões são renivelados;
5 – Por fim, é feita a nova sinalização horizontal da via (pintura de faixas no chão).

Categoria:

  • 1 de agosto de 2023


  • Link Original