Últimas Notícias
Centro de Imagens garante realização de exames em São Gonçalo


Centro de Imagens garante realização de exames em São Gonçalo

Ciesg oferece serviços até então indisponíveis na rede municipal

O Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), no Vila Três, completou nove meses, nesta semana, de pleno funcionamento. O local oferece exames que não estavam disponíveis na rede pública antes da gestão do prefeito Capitão Nelson, além de especialidades médicas e outros serviços. Até o fim de fevereiro deste ano, a unidade realizou 665.159 atendimentos, exames e procedimentos.

    “Este é mais um marco para São Gonçalo e para o governo do Capitão Nelson. Exames que só eram realizados em clínicas conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS), muitas fora da cidade, hoje são oferecidos na unidade. É mais facilidade no acesso para os gonçalenses e menos espera na fila da Central de Regulação”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

    Ao todo, foram 262.468 exames e 402.691 atendimentos e procedimentos, que incluem consultas médicas, técnicas, serviços e atendimentos de fisioterapia e de tratamentos odontológicos. Os números são expressivos, mas poderiam ser ainda maiores se todas as vagas disponibilizadas fossem, de fato, concretizadas. Apesar dos números dos atendimentos realizados, a oferta foi ainda maior: 316.045 exames e 501.055 atendimentos. 

    A diferença que deixou de ser feita é de 53.577 exames e 98.364 atendimentos devido à falta dos pacientes. Um exemplo: foram feitas 10.114 ultrassonografias – um dos exames com mais filas na Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, mas foram agendadas 16.140. A especialidade de cardiologia é uma das mais aguardadas. E das 34.057 consultas agendadas, apenas 22.080 foram efetivadas.

    “Nós fazemos um esforço enorme para oferecer mais exames e consultas para a população. A oferta do fim de 2023 e neste início de 2024 de muitos exames e consultas é quase o triplo de quando o Ciesg iniciou. Mas precisamos que os pacientes tenham ciência quando confirmarem os agendamentos. Se ele não pode naquele dia, diga que não pode, pois chamamos o próximo da fila. Ele não vai sair da fila e vai receber a ligação em outro dia para marcar os seus pedidos”, disse Dr. Gleison. 

   O Ciesg tem capacidade de realizar 59.800 atendimentos por mês – uma média de 2,7 mil consultas, exames e serviços oferecidos por dia. Por mês, o Ciesg pode realizar mais de 20 mil exames de imagem, 25 mil consultas, 700 atendimentos de fisioterapia e 500 odontológicos. A unidade realiza exames laboratoriais de sangue, urina e fezes; biópsia, densitometria, raio-x, mamografia, ecocardiograma, ecodoppler, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, cintilografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, teste ergométrico, holter 24h e mapa. 

     Agendamentos – Todasas consultas e exames são agendadas através da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal para ser inserido no sistema. As unidades inserem os pacientes na Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.

     É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

      Para marcar exames e consultas é necessário levar o pedido médico do SUS, xerox da identidade, CPF e comprovante de residência atualizado em nome da própria pessoa de, no máximo, três meses. O Ciesg fica na Rua Alagoas, 240, Vila Três. 





Link Original