Últimas Notícias
Defesa Civil dá dicas de como agir em caso de desastre natural


Defesa Civil dá dicas de como agir em caso de desastre natural

Simpósio ensina o que fazer quando acontece chuva forte e ventania

Aconteceu nesta quinta-feira (9) o simpósio “Os desafios humanos na emergência”, organizado pela Defesa Civil para orientar a população sobre como agir em momentos de desastres naturais. O encontro aconteceu no Teatro Municipal de São Gonçalo, com a presença do subsecretário de Defesa Civil, o Major Felipe Nascimento; a tenente-coronel e assistente social do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil da Escola de Defesa Civil (ESDEC), Gabriela Franco; o especialista em Defesa Civil, Fernando Costa; o doutorando em Geografia – PPGEO UERJ, Welington Silva de Oliveira.

Para o major é essencial que todos saibam como agir em casos de desastre natural e, principalmente, como conduzir outras pessoas.

“Com tudo que está acontecendo na natureza, os desastres são cada vez mais comuns. E quando não estamos preparados para agir em caso de chuva forte, tempestade, ventanias, o caos pode ser muito maior. É fundamental que a gente capacite o maior número de pessoas para agir da forma correta no momento necessário”, explica o Major Felipe Nascimento.

A estudante Júlia Silva, de 16 anos, moradora do bairro Marambaia, participou do simpósio a pedido da mãe, mas no fim, achou muito importante tudo que aprendeu.

“A princípio, eu fiquei um pouco relutante em vir. Mas moro em área de risco de desastres. E achei que seria interessante aprender como agir em certas situações”, disse.

A tenente-coronel Gabriela Franco  falou sobre a “Dimensão ética dos (as) profissionais e voluntários (as)”; o especialista em Defesa Civil, Fernando Costa, abordou a “Gestão de Riscos e Desastres: O desafio diário entre a segurança global da população e ações de Proteção e Defesa Civil”; já o doutorando em Geografia Welington Silva debateu sobre “O processo de construção da Gestão Integrada de Risco de Desastre – estudo de caso”.





Link Original