Últimas Notícias
Desafio COR V: final será realizada na sexta-feira – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Centro de Operações Rio – Prefeitura do Rio

O Centro de Operações Rio (COR) recebe na próxima sexta-feira (14/7), a partir das 14h, a grande final do Desafio COR V, que teve como tema desta edição “Game Jam”. O evento é uma iniciativa do COR e da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Associação Brasileira dos Mentores de Negócio (ABMEN), FCJ RIO Venture Builder e Código Brazuca. Os 20 participantes foram divididos em quatro grupos para desenvolver habilidades e criar jogos para conscientizar a população. Foram mais de 240 horas de aulas e mentorias, com a participação de especialistas do COR, professores e parceiros envolvidos nas Naves do Conhecimento das zonas Norte e Oeste da cidade, regiões que trazem o seu próprio olhar sobre a mobilidade urbana e os desafios de se organizar uma cidade.

Dois jogos serão escolhidos e ganharão visibilidade nas redes sociais do Centro de Operações Rio e serão disponibilizados nas principais plataformas digitais. O evento será aberto pelo chefe-executivo do COR, Marcus Belchior, e pela secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

A final será na Sala de Crise do COR e terá os seguintes jurados: Aldo Alvim (Secretaria de Conservação), Rodrigo Gonçalves (subsecretário de Defesa Civil); Tony Chalita (secretário municipal de Transformação Digital e Integridade Pública), Julio Urdangarin (subsecretário municipal de Transformação Digital e Integridade Pública), Willington Feitosa (coordenador de Cidade Inteligente); Hugo Augusto (professor na Escola Zion-Games); Marcus Lacerda (jornalista da Band News FM) e Fernando Gonzales (assessor especial do Centro de Operações Rio).

O Desafio COR é um projeto que apresenta para startups, empresas e grupos técnicos interessados, desafios do Centro de Operações para aprimorar o seu desempenho na gestão de integração das operações de infraestrutura, logística e emergências urbanas. Estes desafios são organizados em formas de problemas, cujas soluções devem ser desenvolvidas com apoio de recursos oferecidos pela organização da iniciativa, como dados, ferramentas, conhecimentos e outros. O diretor de Inovação do Centro de Operações, Alexandre Cardeman, comemora o sucesso do desafio.

– É sempre muito prazeroso chegar ao final de mais um desafio. Independentemente do vencedor. O projeto posiciona o COR como um laboratório vivo para soluções de cidades inteligentes, oferecendo todos os recursos disponíveis. A metodologia consiste em apresentar problemas reais da cidade para um grupo de participantes que são desafiados a solucioná-los – explicou Cardeman.

A competição terá mediação da jornalista Roberta Camargo, e serão apresentados jogos das seguintes equipes: Nave do Conhecimento Vila Aliança, Nave do Conhecimento Nova Brasília, Nave do Conhecimento Penha e Nave do Conhecimento Engenho de Dentro. O evento será encerrado pelo diretor de Inovação do Centro de Operações, Alexandre Cardeman.

Categoria:

  • 12 de julho de 2023


  • Link Original