Últimas Notícias
Dia de saúde e atividade física no shopping


Dia de saúde e atividade física no shopping

Espaço da Prefeitura de São Gonçalo oferece ações preventivas   

  Um alerta necessário sobre os cuidados com a saúde. Assim foi a atividade realizada pelo Espaço Saúde Não Pode Esperar – uma parceria da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo com o São Gonçalo Shopping, no Boa Vista, na manhã desta terça-feira (14). A Secretaria de Esporte e Lazer levou os alunos do Projeto Qualidade de Vida e Longevidade para participarem das ações. 

O evento serviu, principalmente, para lembrar sobre a importância da vigilância de três doenças: diabetes, hipertensão e câncer de próstata. Por isso, foram ofertados medição de pressão arterial e de glicose e realizado o teste rápido de PSA (exame de sangue feito através de um furo no dedo que pode detectar alteração na próstata). 

O aposentado Antônio Carlos Caetano Rita, de 66 anos, foi avisado pela esposa sobre a ação. “Minha esposa viu na rede social o anúncio do evento. Como estou há dois anos sem fazer o exame de toque, vim fazer o PSA, quis aproveitar a oportunidade. Moro no Porto da Pedra e gosto de me cuidar. Sempre faço os exames de rotina de prevenção”, disse Antônio.  

Integrantes dos programas de Controle da Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) e da Saúde do Homem fizeram palestra, deram orientações e falaram sobre os cuidados necessários  sobre as doenças e a importância do diagnóstico precoce. Ainda foram realizados testes rápidos das infecções sexualmente transmissíveis: sífilis, HIV e hepatites B e C; auriculoterapia e vacinação contra a gripe, coronavírus, tríplice viral e meningocócica C no Espaço Saúde Não Pode Esperar. 

Além das ações de saúde – que também contou com um aulão de aeróbica na Praça de Alimentação do shopping – houve oferta de corte de cabelo e serviços de manicure. “As pessoas que positivaram em algum teste ou tiveram alguma alteração nas medições de pressão e glicose foram encaminhadas para consultas”, disse Aline Serra, responsável pelo Espaço Saúde Não Pode Esperar e coordenadora do Núcleo de Atenção Permanente em Saúde (Neps). 

O Espaço Saúde Não Pode Esperar fica nas lojas 243 e 244 do Shopping São Gonçalo (2º andar, ao lado da Magalu) e funciona das 10h às 17h. O local oferece vários serviços e orientações sobre saúde, de segunda a sexta, sem necessidade de agendamento. No entanto, os interessados devem chegar à unidade até 16h. 





Link Original