Últimas Notícias
Ederson é um dos 3 finalistas ao prêmio de melhor goleiro da Fifa 2023

O brasileiro Ederson, jogador do Manchester City (Inglaterra) e da seleção brasileira e do Manchester City (Inglaterra), é um dos três finalistas ao prêmio de melhor goleiro masculino do mundo de 2023 da Fifa (The Best 2023), após votação entre treinadores, capitães de seleções nacionais, jornalistas e torcedores. Natural de Osasco (SP), Ederson concorrerá com o belga Courtois (Real Madrid) e o marroquino Bono, que há três meses trocou o Sevilha (Espanha) pelo Al-Hilal (Arábia Saudita).

Treino da Seleção Brasileira em Seul - 29/05/2022 - Ederson goleiro
Treino da Seleção Brasileira em Seul - 29/05/2022 - Ederson goleiro

Ederson se destacou na conquista do título inédito do City na Liga dos Campeões (2022/23):  levou apenas  três gols em sete jogos da fase eliminatória. O time britânico completou a Tríplice Coroa ao faturar também as taças da Premier League e da Copa da Inglaterra. – Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Os três goleiros foram os mais votados entre os cinco indicados pela Fifa em setembro – também estavam na disputa o camaronês Onana (ex-Inter de Milão e hoje no Manchester United) e o alemão Ter Stegen (Barcelona). O goleiro vencedor The Best será anunciado durante cerimônia de gala em Londres, em 15 de janeiro de 2024. Na mesma noite serão conhecidos os ganhadores nas demais categorias da premiação, cujos finalistas ainda serão divulgados pela Fifa.

O período de avaliação do desempenho dos goleiros se estendeu do dia 19 de dezembro de 2022 até 20 de agosto deste ano. Neste período, Ederson se destacou na conquista do título inédito do City na Liga dos Campeões (2022/23): levou apenas  três gols em sete jogos da fase eliminatória. O time britânico completou a Tríplice Coroa ao faturar também as taças da Premier League e da Copa da Inglaterra. 

Também nesta terça (12) foram anunciadas as finalistas a melhor goleira do mundo de 2023, no período entre 1º de agosto de 2022 e o último dia 20 de agosto. As mais votadas foram a  australiana Mackenzie Arnold (West Ham) a espanhola Catalina Coll (Barcelona), e a britânica Mary Earps (Manchester United).  Na lista inicial de indicadas ao prêmio da Fifa, estavam ainda a alemã Ann-Katrin Berger (Chelsea), a chilena Christiane Endler (Lyon), a sueca Zecira Musovic (seleção da Suécia) e a espanhola Sandra Panos (Barcelona).

, Agência Brasil

Fonte: Agencia Brasil