Últimas Notícias
Espaço Rosa amplia capacidade de atendimento


Espaço Rosa amplia capacidade de atendimento

Unidade de saúde oferece exames para prevenção ao câncer 

O Espaço Rosa, unidade da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, evolui no atendimento aos pacientes, oferecendo mais exames e laudos em menor tempo. O resultado é o diagnóstico precoce de doenças, principalmente do câncer de mama, dando oportunidade de iniciar o tratamento e realizar as cirurgias com mais celeridade. 

Exames necessários para diferentes diagnósticos como ecocardiograma, core biópsia, preventivo, ultrassonografia de mama e colposcopia tiveram as suas ofertas aumentadas este ano. Até março, eram feitos 12 ecocardiogramas por semana na unidade. Agora, são 62. A core biópsia dobrou de 10 para 20 por semana.

Mesmo com o expressivo aumento, os laudos estão sendo entregues em menor tempo. O preventivo, por exemplo, tem o resultado entregue em, no máximo, 30 dias. A mamografia com laudo fica pronta em 20 dias. O que ainda leva um maior tempo é a biópsia – com espera de até 40 dias. 

“Após todos os laudos ficarem prontos e depois do paciente ter dado entrada na Central de Regulação, eles são chamados em, no máximo,15 dias para o início do tratamento. Após esse processo, normalmente, o paciente já tem uma consulta com o médico dentro de uma semana. O aceleramento dos resultados de mamografia, ultrassonografia de mama e core biópsia – essenciais para o diagnóstico de câncer de mama – também contribui para o início do tratamento quando os pacientes são positivados”, explicou a coordenadora do Espaço Rosa, Caroline Brasil.  

Para agilizar ainda mais os exames, a unidade também realiza mutirões aos sábados. “Nossa intenção é agilizar cada vez mais. Por isso, fazemos os mutirões aos sábados quando conseguimos conciliar a agenda dos médicos”, disse Caroline.

Com média de dois casos diagnosticados de câncer de mama por mês na unidade até fevereiro deste ano, os números também aumentaram. Em março deste ano, foram 10. Em abril, 20. Em maio, 27. E em junho, 15. Do total de 72 casos de câncer confirmado desde março, 69 foram de câncer de mama – um em homem. E apenas três casos foram de câncer de útero.  

“O nome do espaço remete que o local só atende as mulheres. Mas não é assim. Estamos de portas abertas para os homens que precisam de exames. Para eles, oferecemos ecocardiograma, ultrassonografia de próstata, das vias urinárias, abdômen total, entre outros. Também temos que lembrar que os homens – apesar de um número infinitamente menor do que as mulheres – também têm câncer de mama e têm que se cuidar”, finalizou Caroline.

O Espaço Rosa realiza mamografia, vários tipos de ultrassonografia, doppler colorido de membros superiores e inferiores, doppler colorido de carótidas e vertebrais, ecocardiograma, colposcopia (exame ginecológico para avaliar o colo do útero e os tecidos da vagina), core biópsia e preventivo. As especialidades médicas da unidade são mastologia e ginecologia. E os pacientes em tratamento contra o câncer também têm acompanhamento multiprofissional com psicólogo, nutricionista, assistente social e equipe de enfermagem. 

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os agendamentos do mastologista, preventivo, core biópsia de mama guiada por ultrassonografia; colposcopia, assistente social, psicólogo e nutricionista são marcados direto no Espaço Rosa. Não há fila de espera, mas os gonçalenses precisam ter a solicitação médica para a marcação dos exames e encaminhamento para o mastologista. 

Marcações – As consultas que não são agendadas na unidade de saúde são marcadas através da Central de Regulação da Scretaria. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.

É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

Para marcar exames e consultas – tanto aqueles que são direto na unidade quanto os que são marcados pela Central de Regulação – é necessário levar o pedido médico do SUS, xerox da identidade, CPF e comprovante de residência atualizado em nome da própria pessoa de, no máximo, três meses. Caso seja em nome de terceiros, a pessoa deve fazer uma declaração informando que o paciente reside no endereço dela e anexar cópia da identidade. 

O Espaço Rosa funciona na Rua Francisco Portela, 2.744 – Zé Garoto. Mais informações através do telefone: (21) 2605-6609 ou whatsapp (21) 99461-9389, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Pelo aplicativo de mensagens, os pacientes podem conferir os serviços oferecidos, obter informação da inserção em filas para atendimentos, confirmações de consultas, pendência de documentos e esclarecimentos de dúvidas em relação a agendamento. É importante ressaltar que não são realizados agendamentos de consultas e exames através das mensagens. 





Link Original