Últimas Notícias
Guardas são aprovados em curso de capacitação de armamento


Guardas são aprovados em curso de capacitação de armamento

Servidores passam por etapa preparatória para futuro porte de armas

Após um mês de aulas práticas e teóricas do Curso de Capacitação de Armamento e Tiro, 50 guardas municipais de São Gonçalo participaram da cerimônia de formatura, na manhã desta segunda-feira (11). A capacitação é a segunda de quatro etapas de preparação para o porte de armas (a primeira foi um teste psicotécnico) e foi promovida através de um contrato firmado entre a Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura de São Gonçalo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar. O curso foi realizado na sede do Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP), em Ramos.

“Para que possamos armar a Guarda Municipal, é essencial e determinante a realização do  Curso de Capacitação de Armamento e Tiro. Precisamos que nossos agentes estejam sempre preparados para agir em prol da segurança da população gonçalense e por isso precisamos primar para obter o êxito nessas ações, com todos trabalhando corretamente, porque tenho certeza que isso é o que a sociedade espera desses profissionais”, disse o prefeito Capitão Nelson, que participou da cerimônia. 

Entre os assuntos ministrados durante o curso estavam: características de funcionamento de armas de repetição, semiautomáticas e automáticas; tipos de munições e suas aplicações; aspectos legais do uso da arma de fogo e legislação aplicada; regras de segurança para o manejo, transporte e guarda; atendimento pré-hospitalar tático: ferimentos por arma de fogo; prática de tiro; técnicas de tiro defensivo, contendo técnicas de tiro em baixa luminosidade, embarcado, em deslocamento e em ambientes confinados; entre outras disciplinas.

Ao todo, foram 100 horas/aulas, sendo 65 horas de prática e 35 de teoria. O convênio com a Polícia Militar prevê o prazo de 48 meses, a serem prorrogados, para conclusão da qualificação de toda corporação. Agora, o grupo vai passar por exames teóricos e práticos para a certificação pela Polícia Federal e expedição do porte de armas.

“Ao longo dos meses todos os guardas municipais de São Gonçalo serão capacitados com técnicas de aperfeiçoamento para manusear os armamentos”, afirmou o secretário de Ordem Pública, tenente coronel Márcio Ribeiro, reforçando que já foram criadas Ouvidoria e Corregedoria, a fim de acompanhar as ações.

O processo para o armamento dos agentes consiste em quatro etapas: avaliação psicotécnica, o curso de capacitação, prova teórica e a prova prática de tiro. Essa última prova é avaliada por um agente credenciado da Polícia Federal. Os guardas municipais conquistam o porte de armas apenas com a aprovação nas quatro etapas. Com a aprovação, o guarda municipal vai realizar anualmente uma capacitação para atualização da liberação para porte de arma.

“Essa atualização é de grande importância, pois vai garantir que o guarda municipal esteja sempre preparado e apto para atuar na cidade”, destacou o comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes.

A licitação para as armas e os coletes à prova de bala que serão utilizados pelos guardas está em andamento. 

Também participaram da solenidade de formatura o subsecretário de Ordem Pública, Anaelson Bonfim, o tenente coronel Leandro, chefe do CIEsPP, e o vereador Felipe Brito.





Link Original