Últimas Notícias
Hospital Unimed Volta Redonda inicia implantação do programa de cirurgia robótica

Unidade é a primeira no Sul Fluminense a incorporar a tecnologia que traz mais precisão e segurança

O Hospital Unimed Volta Redonda será o primeiro no Sul Fluminense a contar com cirurgia robótica. O projeto, fruto de um planejamento de seis anos, inclui a criação de um centro de capacitação. Para a população da região, a incorporação da nova tecnologia representa cirurgias mais precisas e tratamento mais efetivo para doenças como câncer de próstata. “É um grande orgulho conseguir viabilizar esse programa, que trará grandes melhorias para a região e nos coloca como pioneiros, trazendo ao Sul Fluminense uma tecnologia que faz a diferença e ajuda a salvar mais vidas”, destaca Vitório Moscon Puntel, presidente da Unimed Volta Redonda.

A cirurgia robótica é uma das grandes novidades tecnológicas da medicina que surgiu nas últimas décadas, abrindo novos horizontes em diversos tipos de tratamento, com destaque aos oncológicos. Essa tecnologia pode ser utilizada em cirurgias urológicas, ginecológicas, do aparelho digestivo e de tórax, com ênfase em cirurgias oncológica, diminuindo o tempo de internação e recuperação do paciente. Nos casos de câncer de próstata – o mais incidente em homens no Brasil – por exemplo, a chance de êxito chega a quase 100%.

O projeto é resultado de uma parceria da cooperativa com a CMR Surgical, empresa inglesa de alta tecnologia e que conta com mais de 160 plataformas robóticas em operação ao redor do mundo, e consolida o parque tecnológico do Hospital Unimed Volta Redonda como um dos mais modernos no estado do Rio. A incorporação dos robôs também ratifica o hospital como referência em cirurgias de alta complexidade. Em setembro do ano passado, se tornou a primeira do Sul Fluminense a ter autorização do Ministério da Saúde para realização de transplantes de rim e fígado.

Vitório comemora a nova conquista. Agora, ressalta o presidente da cooperativa, quem optar por fazer uma cirurgia robótica não precisa mais se deslocar para os grandes centros. “Desde o início da nova gestão assumimos o compromisso de ampliar os investimentos em inovação e expandir ainda mais os serviços próprios, reforçando nossa estratégia de diferenciação no mercado e possibilitando a população um atendimento de excelente qualidade próximo de sua residência”, finaliza.

Foto: Divulgação