Últimas Notícias
Parque Royal recebe novo espaço do programa Academia Carioca – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Objetivo é oferecer aos pacientes atividades com foco na saúde física e mental – Edu Kapps/SMS-Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio inaugurou, neste sábado (27/4), um novo espaço do programa Academia Carioca. O local escolhido foi o Centro Municipal de Saúde Parque Royal, no bairro da Portuguesa, na Zona Norte. O objetivo é ampliar o acesso da população da região a atividades físicas e educativas com foco na prevenção de doenças e na promoção de saúde física e mental. O espaço é integrado à unidade de Atenção Primária e conta com profissionais de educação física e de saúde para o acompanhamento dos usuários.

– A expectativa de vida do carioca cresce a cada ano e isso se deve principalmente às iniciativas de promoção de saúde, como o programa Academia Carioca. Hoje, temos mais de 100 mil alunos trabalhando regularmente a prática de exercício físico e também da alimentação saudável, orientação para parar de fumar e prevenção contra a diabetes. Nosso objetivo é ampliar ainda mais a qualidade de vida e a longevidade da população, partindo sempre de uma perspectiva de priorização da saúde preventiva e do incentivo a hábitos que proporcionem bem-estar. São impressionantes os benefícios que apenas algumas horas de atividade física por semana podem trazer ao corpo e à mente – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

No CMS Parque Royal, o programa já conta com 150 participantes. Com a inauguração do novo espaço — que terá 30 aparelhos e capacidade de 3,3 mil atendimentos por mês —, a expectativa é que o número de usuários atendidos dobre. Entre as atividades ofertadas estão ginástica nos aparelhos, aulas de alongamento, danças e caminhada, sempre com orientação de um profissional de educação física. O programa também realiza ações de educação em saúde presenciais e digitais, com atividades culturais voltadas à promoção da saúde e ao suporte emocional.

Maria das Graças dos Santos, de  65 anos, é moradora do Parque Royal há 40 anos, usuária da unidade e celebrou com imensa felicidade a abertura do novo espaço na comunidade.

– Eu faço caminhada e agora vou vir fazer academia aqui todo dia. É uma maravilha para nossa comunidade.

Criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde, o programa Academia Carioca visa promover a prática de atividade física de forma mais acessível, com objetivo de melhorar os indicadores de saúde e reduzir as desigualdades entre a população. O programa está presente em 216 unidades de Atenção Primária (centros municipais e clínicas da família) e chegou à marca de 195 mil participantes, 55% deles com mais de 60 anos.

Levantamento feito pela coordenação do programa mostra que a prática regular de atividade física aumentou a qualidade de vida da população envolvida. Entre os resultados, a pesquisa indicou que 90% dos participantes apresentaram controle da pressão arterial; 61% tiveram redução do peso corporal; 52% redução do IMC. Dos integrantes que faziam uso de medicação prescrita, 20% tiveram a indicação medicamentosa suspensa, após reavaliação médica.

Categoria:

  • 27 de abril de 2024


  • Link Original