Últimas Notícias
Polos sanitários dão orientação sobre saúde do homem


Polos sanitários dão orientação sobre saúde do homem

Programa municipal faz prevenção de doenças e autocuidado 

Os polos sanitários do Rio do Ouro e Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina, receberam, nesta terça-feira (25), o Programa Municipal de Saúde do Homem, ligado à Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo. Os pacientes das unidades receberam orientações sobre prevenção de doenças e autocuidado em alusão ao Dia Nacional do Homem, lembrado no último dia 15 de julho.  

O Programa Municipal de Saúde do Homem mostra as ações preventivas das doenças relacionadas ao homem, assim como alguns sintomas principais. Com a palestra “A importância do autocuidado”, o urologista Marcos Valério Bastos falou sobre os cânceres de mama – inclusive o masculino; próstata, pênis, saúde reprodutiva e higiene pessoal. A apresentação também abordou a importância do diagnóstico precoce e início dos tratamentos. 

“Vamos fechar as palestras no PAM Coelho, nesta quarta-feira, e no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, na próxima quinta-feira. Intensificamos as atividades de orientação neste mês, mas realizamos as ações o ano todo abordando também outros assuntos como as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), diabetes, hipertensão, disfunção erétil e depressão. Os homens também têm que se cuidar”, disse a coordenadora do programa, Maria Netto. 

A porta de entrada na rede pública de saúde é realizada nos postos da Atenção Básica com a marcação da consulta com o clínico geral. Esta consulta é importante para detectar várias doenças e ter o encaminhamento para outros especialistas, caso necessário. 





Link Original