Últimas Notícias
População aprova unidade de saúde no Boa Vista


População aprova unidade de saúde no Boa Vista

USF foi completamente revitalizada nesta gestão

 A Unidade de Saúde da Família (USF) Getúlio Vargas foi a 17ª unidade revitalizada entregue pelo prefeito Capitão Nelson. A unidade atende 8 mil gonçalenses com clínica geral, dentista, profissionais do e-Multi, programas da Atenção Básica, vacinação, exames laboratoriais e preventivos e curativos. 

    Paciente do posto de saúde há mais de cinco anos, a aposentada Leila Teixeira de Siqueira, de 70 anos, acompanhou a mudança radical da unidade de saúde, principalmente na estrutura física. “Sempre fui muito bem atendida. É o melhor posto, sempre gostei. Mas a obra de revitalização foi espetacular, uma obra maravilhosa para melhor atender o paciente. Aqui, desde o agente comunitário até o médico, todos são excelentes. Recebemos a atenção que merecemos”, disse Leila. 

     As obras dos novos espaços obedecem todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre ambientes e acessibilidade. Todos os novos postos de saúde estão padronizados e adequados conforme as normas RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade. As unidades contam com ambientes climatizados e com acessibilidade (rampa, piso tátil, barras e banheiros adaptados para pessoas com deficiência). 

    Também aposentado, Emilson Marins Pereira, 72, foi até a unidade para tomar a vacina contra a gripe. “É a segunda vez que venho neste posto após a reforma. Fui muito bem atendido da primeira vez e agora também. Em geral, a saúde de São Gonçalo melhorou muito. Só não vê quem não quer ou não usa o serviço. A mudança é geral, tanto na estrutura quanto no atendimento. Está tudo funcionando como deve”, opinou. 

     A USF Getúlio Vargas conta com duas equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) com capacidade para atender 8 mil usuários. Cada equipe da ESF é formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. A USF também tem atendimento odontológico e conta com profissionais do e-Multi: nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social e psicólogo.

    Moradora nova do bairro, a técnica de enfermagem Larissa Oliveira, 33, estava na unidade pela primeira vez. Ela levou a filha Ayla, de oito meses, para a vacinação e foi atendida pela médica. “Uma amiga me indicou esse posto dizendo que era muito bom. Estive aqui na semana passada para saber como funcionava e marcar consulta. Já estou sendo atendida, essa semana, na clínica médica e tenho dentista marcado para a próxima semana. Não tenho do que me queixar. Eles acolhem mesmo, são muito atenciosos e receptivos. Têm carinho com o próximo”, contou. 

    Além dos profissionais, programas da Atenção Básica estão disponíveis, como pré-natal e planejamento familiar. O espaço também oferece exames laboratoriais de sangue, urina e fezes e preventivo.

“Estamos dando mais dignidade para os trabalhadores e para a população. Logicamente, se não tiver um bom acolhimento para os pacientes, não adianta de nada essa estrutura e mobiliário. Por isso, orientamos que os funcionários prestem um bom serviço para as pessoas. A equipe desta unidade é muito boa. Somos servidores públicos e temos que servir bem a população”, disse o secretário municipal de Saúde, Dr. Gleison Rocha. 





Link Original