Últimas Notícias
Prefeitura de Niterói abre posto de vacinação contra a Influenza no Plaza Shopping – Prefeitura Municipal de Niterói


A Prefeitura de Niterói abriu nesta segunda-feira (6) um posto avançado de vacinação contra a Influenza no Plaza Shopping, no Centro.  A imunização está disponível no 4° andar, de segunda a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos das 12h às 18h. Esse é o segundo ponto aberto pela Secretaria Municipal de Saúde, além das Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Médico de Família. A imunização é voltada para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Outra novidade é que a vacina pode ser agendada através do aplicativo Colab.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, alerta para a importância da vacinação e explica que a estratégia é uma oportunidade de alcançar um número maior de pessoas, aumentando a cobertura vacinal da população.

 “Com a abertura de mais um posto avançado de vacinação, com horário estendido e a aplicação da vacina aos sábados e domingos, aumentamos a possibilidade de as pessoas receberem a vacina e ampliar a cobertura vacinal da população. A imunização contra a influenza é fundamental, pois evita complicações da doença, que podem levar a internações e até mortes”, ressalta Anamaria Schneider.

A dentista Gabriele Dias, que trabalha em um consultório particular que fica dentro do shopping, aproveitou a oportunidade para se imunizar logo no começo da tarde.

“Eu estou achando ótimo, já passei a informação para a secretária lá do consultório e para os outros dentistas para todos virem se vacinar também. É muito cômodo ter um posto perto da gente, ainda mais sendo em um shopping que fica no centro da cidade. Qualquer pessoa que vem no Plaza passa aqui e toma a vacina também. É muito importante essa campanha e eu não quero pegar gripe”, disse.

A servidora pública Fabiana Chianello foi uma das várias pessoas que optaram por agendar o horário para tomar a vacina pelo Colab.

“Eu achei muito prático e eficiente, consegui agendar hoje no caminho do trabalho, entrei no aplicativo e fiz o agendamento na hora, sem nenhuma burocracia, muito rápido e fácil. Muito melhor se vacinar sem ficar na fila”, afirmou.

As unidades de saúde seguem vacinando durante a semana, das 8h às 17h, assim como no Mercado Municipal, no Centro, de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h. A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses e pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores.

Segundo a vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Maria Célia Vasconcellos, o local oferece boa condição de atendimento ao público.

“Essa medida facilita o acesso das pessoas à imunização contra a influenza, o que é fundamental para a proteção da população. O espaço no Plaza Shopping possui uma equipe eficiente, espaço adequado e horário de atendimento estendido, o que permite ampliar a atenção na área da vacina”, afirma Maria Célia.

Agendamento – Para realizar o agendamento da vacina basta baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. O aplicativo também oferece a opção de remarcar a data e horário da vacinação, caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado.
Sobre a doença – 
A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. A influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. A influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Locais da vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha.
Policlínica Regional da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Unidades Básicas da Engenhoca, Morro do Estado, Centro e Santa Bárbara

Unidades do Programa Médico de Família da Colônia, Grota I, Ilha da Conceição, Ititioca, Leopoldina, Ponta D’areia, Teixeira de Freitas, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Badu, Bernardino, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Engenho do Mato, Jacaré, Jonathas Botelho, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Boa Vista, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Vital Brazil e Zilda Arns.

Mercado Municipal de Niterói – Avenida Feliciano Sodré, 488, Centro – das 10h às 19h

Plaza Shopping Niterói – Rua Quinze de Novembro, 8, 4º piso, Centro – de 10h às 19h (de segunda a sábado), de 12h a 18h (domingo)

Foto : Luciana Carneiro