Últimas Notícias
Prefeitura e Firjan/Senai ampliam vagas para cursos profissionalizantes


Prefeitura e Firjan/Senai ampliam vagas para cursos profissionalizantes

Escolas da rede municipal receberão os cursos, democratizando acesso à população

A Prefeitura de São Gonçalo renovou nesta segunda-feira (15) a parceria com a Firjan/Senai para cursos profissionalizantes gratuitos, abrindo 400 novas vagas e ampliando também os locais dos cursos, que agora serão realizados em dez escolas da rede municipal de ensino.

O termo foi assinado pelo Prefeito Capitão Nelson na tarde desta segunda-feira, durante reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu e os representantes da Firjan/Senai; Bruno Aguiar, coordenador de Educação profissional; Ricardo Pereira, Gerente de Operações do Leste Fluminense; Anderson Cavalcante, Analista de Relacionamento com o Mercado.

“Estamos cada vez mais empenhados em buscar parcerias para qualificar o gonçalense. Oferecer ensino de qualidade e capacitar a população para que esteja sempre apta a concorrer às melhores vagas de emprego, é uma das nossas prioridades”, disse o prefeito Capitão Nelson.

O novo termo democratiza o acesso aos cursos através de dez novos locais, distribuídos por todo o município, onde acontecerão as aulas.

“Conseguimos a inclusão das escolas para receberem os cursos. O aluno tinha que sair de Monjolos, Tribobó, Santa Izabel para poder realizar o curso aqui no Centro. Pleiteamos junto à Firjan a inclusão das escolas municipais no termo aditivo”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu.

Escolas que irão receber os cursos

Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves ; Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, no Laranjal ; Escola Municipal Joaquim Lavoura, no Barro Vermelho; Escola Municipal Leda Vargas Giannerini, em Tribobó; Escola Municipal Prefeito Nicanor Pereira Nunes, no Jardim Catarina;Escola Municipal Professor Paulo Roberto Azeredo, no Pacheco; Escola Municipal Anísio Espínola Teixeira, em Santa Luzia; Escola Municipal João Cabral de Melo Neto; Escola Municipal Célia Pereira da Rosa, em Santa Izabel; Escola Municipal Professora Aída Vieira de Souza.

Os cursos têm como pré-requisito a idade mínima de 18 anos, com diferentes graus de escolaridade. Os cursos oferecidos são voltados para a população de baixa renda, para que possa desenvolver a qualificação profissional e conseguir o ingresso no mercado de trabalho.

Para 2024 estão previstos cursos de eletricista predial, assistente administrativo, assistente de operações em logística, caldeireiro, costureiro industrial do vestuário, mecânico de manutenção, modelista-modelagem manual, operador de máquinas operatrizes, soldador de aço carbono eletrodo revestido 6G.





Link Original