Últimas Notícias
Prefeitura leva crianças e adolescentes do Morro do Amor, no Complexo do Lins, para conhecer o Maracanã – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Moradores do Morro do Amor, no Lins, visitam o Maracanã – Divulgação

A Prefeitura do Rio, em parceria com o projeto Maracanã Social, proporcionou nesta quarta-feira (08/11) um dia inesquecível a um grupo de 30 crianças e adolescentes moradores do Morro do Amor, no Complexo do Lins.

Eles são alunos de uma escolinha de futebol da comunidade onde vivem e foram levados pelo projeto Turistando com a Comunidade, desenvolvido pela Secretaria de Ação Comunitária, para um tour cultural no estádio do Maracanã. Os participantes viveram a experiência de visitar o maior templo do futebol brasileiro, palco dos maiores eventos esportivos do país.

– Nosso objetivo é proporcionar a moradores de favelas e comunidades o acesso aos bens culturais da nossa cidade – disse Patrícia Frank, coordenadora de Projetos da Secretaria de Ação Comunitária.

Durante o passeio, os participantes conheceram os bastidores do Maracanã e chegaram próximo ao gramado, palco da final de duas Copas do Mundo. O roteiro incluiu visita à exposição do acervo histórico e passagem pela Zona Mista, que é o corredor por onde os jogadores entram em campo. O grupo viu ainda a Calçada da Fama, a sala de aquecimento e o vestiário, onde encontraram o ex-jogador Sorato, que fez o gol na final do Campeonato Brasileiro de 1989, dando o título ao Vasco da Gama.

– Vi um brilho diferente nos olhos dessas crianças, que têm essa paixão. Estar no templo sagrado do futebol vai marcar a vida deles. Vão lembrar sempre desse momento – disse Sorato.

Na área do gramado, os meninos tiveram acesso aos bancos de reserva e à arquibancada, finalizando a visita na sala de coletiva de imprensa.

– Quando eu crescer, quero jogar aqui nesse estádio e ser igual ao Pelé – disse Rony Gabriel, de 7 anos.

– Estou me inspirando nos jogadores que eu vi na exposição, como Ronaldinho, Pelé, Mané Garrincha e muitos outros. Sinto vontade de jogar mais e agarrar ainda melhor – contou Lorran Henrique Santos, de 13 anos.

Moradores da Taquara também participam da programação desta semana

Além do Lins, a Prefeitura iniciou nesta semana uma série de visitas com moradores do Conjunto Habitacional Mirante, na Estrada do Cafundá, na Taquara. Na última terça-feira (06/11), a programação foi no Planetário da Gávea. Nas próximas quinta-feira (09/11) e sexta-feira (10/11), as atrações serão o Museu Aeroespacial e o Museu do Amanhã.

O Turistando com a Comunidade tem a finalidade de garantir a moradores de favelas e comunidades a oportunidade de conhecer locais que simbolizam a história, a arte e a cultura da cidade. Além de conhecimento, o projeto promove dignidade, igualdade de oportunidades, inclusão social, empoderamento, senso de pertencimento e combate ao estigma da segregação.

Lançado em dezembro de 2021, o Turistando com a Comunidade integra o Programa Favela com Dignidade e já beneficiou 2.700 moradores de 52 localidades com baixos índices de Desenvolvimento Social (IDS).

Desde a sua implantação, foram realizadas 112 visitas guiadas acompanhadas por guias de turismo, monitores e supervisores a pontos históricos e culturais do Rio, como o Museu de Arte do Rio, Cais do Valongo, Parque Lage e o hotel Copacabana Palace. Os próximos passeios estão programados para esta semana no Museu Aeroespacial e no Museu do Amanhã.



Link Original