Últimas Notícias
Prefeitura realiza demolição de 56 construções irregulares na Mangueira – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


As construções irregulares ocupavam dois terrenos que pertencem ao município do Rio – Fábio Costa/Prefeitura do Rio

A Secretaria de Ordem Pública e a Subprefeitura do Centro realizaram, nesta quarta-feira (12/7), uma operação de demolição de construções irregulares na Rua Visconde de Niterói, próximo à comunidade da Mangueira, área sob influência do crime organizado. A ação ocorreu em dois terrenos do município do Rio de Janeiro, com cerca de 20 demarcações de lojas comerciais, que juntos possuem mais de 14 mil metros quadrados, onde estava sendo criada uma expansão da comunidade da região. As estruturas erguidas eram de alvenaria e os limites do terreno estavam demarcados com blocos de concreto.

– Essa operação é mais um recado muito claro de que a Prefeitura do Rio não vai admitir construções irregulares, especialmente em áreas que sofrem influência do crime organizado. Importante o apoio  da Polícia Militar, porque é uma forma de fazer o ordenamento na cidade ao mesmo tempo em que a gente dá prejuízo para o crime organizado – destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Durante a operação, os agentes da Prefeitura identificaram aproximadamente 20 casebres, todos ocupados por usuários de drogas. A Assistência Social foi acionada. No local também foram encontrados tapumes da Prefeitura e do Governo do Estado utilizados como paredes, lonas, uma caixa d’água, galinhas, cachorros e filhotes. Uma ligação clandestina de luz e outra de água foram cortadas.

– Essa operação é muito importante para a região. A Visconde de Niterói é uma rua fundamental, que conecta a Zona Norte e o Centro. Nós desocupamos um próprio municipal que estava sendo invadido, onde construções foram levantadas irregularmente. Logo ao lado, encontramos uns casebres, improvisados com lonas e tapumes, por dependentes químicos. Além da demolição das construções irregulares, houve uma desmobilização desse local, trazendo mais segurança e conforto para os moradores e cidadãos que transitam na região – afirmou o subprefeito do Centro, Alberto Szafran.

Logo após o término da demolição na Rua Visconde de Niterói, os agentes removeram mais ocupações irregulares no entorno, feitas por usuários de drogas. Uma próxima à estação de trem do Maracanã, com  aproximadamente 20 metros quadrados, e cerca de mais 15 estruturas precárias, na Rua Nelson Sargento, em São Cristóvão, que ocupavam uma  área de 600 m², num terreno que já foi ocupado anteriormente pelo Exército. Todas as estruturas foram removidas, desobstruindo a via pública. A Assistência Social também ofereceu acolhimento a essas pessoas. Ao todo, 37 pessoas foram abordadas, nenhuma aceitou acolhimento, mas 16 pessoas pediram atendimento para a retirada de segunda via de documentação.

Participaram da operação agentes da Guarda Municipal, da Secretaria de Conservação, Rioluz, Águas do Rio, Comlurb e Polícia Militar.

Desde 2021, a Secretaria de Ordem Pública já realizou mais de 2.600 demolições de construções irregulares em todo o município do Rio, especialmente em áreas que sofrem influência do crime organizado.

 

Categoria:

  • 12 de julho de 2023


  • Link Original