Últimas Notícias
Prefeitura segue realizando intervenções no Jardim Alcântara


Prefeitura segue realizando intervenções no Jardim Alcântara

Revitalização da região envolve a atuação de várias secretarias

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Gonçalo está atuando, em conjunto com a Secretaria de Conservação, para revitalizar a paisagem do bairro Jardim Alcântara. Obras de drenagem e pavimentação estão sendo feitas na Rua Capitão Juvenal Figueiredo, além de um estacionamento com diversos módulos e paisagismo. O local abriga um dos principais polos de autopeças do Rio de Janeiro.

O primeiro módulo do estacionamento possui 96 vagas e está sendo utilizado parcialmente, já o segundo módulo, que tem 30 vagas, está recebendo o paisagismo feito pela Secretaria de Conservação. Ao todo, 126 novas vagas de estacionamento já foram criadas na região, que recebe um grande fluxo de veículos diariamente. Novos módulos de estacionamento ainda serão construídos no local.

No bairro, a Secretaria de Conservação executou o replantio de palmeiras que foram retiradas de espaços que estão em obra atualmente, como o Centro de São Gonçalo (local onde está sendo implantado o projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada) e a Praça do Colubandê.

O prefeito Capitão Nelson vem acompanhando os trabalhos e destaca a melhoria da qualidade de vida do gonçalense.

“É mais uma das mudanças que estamos fazendo em São Gonçalo. Queremos transformar a cidade para que todos possam ter mais qualidade de vida. Eu acompanho esse projeto do Jardim Alcântara de perto e é uma maravilha ver toda a revitalização que estamos fazendo. Nossa obra busca resolver os conflitos entre pedestres e veículos. Muitos carros passavam pelo local e estacionavam de forma irregular na região, mas, com as intervenções, isso não irá mais ocorrer”, afirmou.

O projeto do estacionamento prevê ainda faixas de pedestres, criação de rampas de acessibilidade, regularização das calçadas e manutenção da vegetação existente. As intervenções estão sendo realizadas com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Transportes e Gestão Integrada e Projeto Especiais.

Área de descarte irregular – Para além do estacionamento, o Desenvolvimento Urbano está revitalizando uma área até então usada para descarte irregular de detritos localizada também na Rua Capitão Juvenal Figueiredo, no mesmo bairro. No início do mês, o local foi limpo e foram retirados mais de 100 caminhões de lixo.

O espaço está recebendo drenagem e terraplanagem. Além disso, o projeto inclui também drenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e iluminação. Câmeras de monitoramento serão instaladas na região para evitar que a população volte a jogar lixo.

Para quem trabalha e mora no local, as melhorias já estão sendo sentidas. É o caso da comerciante Katia Prado, de 50 anos, que trabalha no local há 8 anos.

“Aqui era um lixão abandonado, com várias pessoas que usavam drogas, urubus comendo lixo, ratos, era muito descaso. Além disso, tinha muito mato. Quando o Capitão Nelson assumiu, ele passou a vir aqui e capinar o local. Foi quando começou a melhorar. Agora, com essas obras, está tudo muito melhor. Vamos ter iluminação e temos vagas para clientes estacionarem com segurança”, afirmou.





Link Original