Últimas Notícias
Programa de Guarda Subsidiada dá apoio financeiro para famílias cuidarem de crianças e adolescentes – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Iniciativa inédita da Prefeitura do Rio, o Programa de Guarda Subsidiada está sendo lançado pela Secretaria Municipal de Assistência Social para dar apoio financeiro a parentes que possam cuidar de crianças ou adolescentes, de 0 a 17 anos, que estejam afastados judicialmente do convívio de suas famílias. Pais, mães, tios, avós e pessoas com laços afetivos e amorosos podem se candidatar ao benefício, no valor de R$ 650, que será pago por 12 meses.

Muitos parentes não têm condições financeiras para manter crianças e adolescentes sob sua responsabilidade e, por isso, os menores de idade têm que ficar em abrigos. O auxílio vai permitir a manutenção dos laços de forma saudável e acolhedora em domicílios, sem prejuízos à convivência familiar.

Neste ano, 100 crianças e adolescentes terão direito ao benefício, que será destinado pelo Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente na cidade do Rio de Janeiro. A Justiça é que decidirá quais famílias poderão receber o auxílio.

O programa leva em consideração fatores como o direito da criança e do adolescente de ser criado e educado em convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral, e a necessidade de evitar o desmembramento do grupo de irmãos em situação de risco social. O acompanhamento será feito pela equipe técnica dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social.



Link Original