Últimas Notícias
Secretaria da Juventude Carioca e Meta realizam a primeira mostra de Metaverso do Brasil – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


A Mostra MC.Metaverso Brasil – Laryssa Lomenha / JUVRio

Começou nesta quinta-feira (22/06) a Mostra MC.Metaverso Brasil – Territórios Brasileiros, uma iniciativa inovadora e pioneira, fruto da parceria entre a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) e a empresa Meta, proprietária do Facebook, do Instagram e do Whatsapp. O evento foi organizado pelo Movimento Cidade, marca capixaba de criatividade, sustentabilidade e diversidade.

Até sábado (24/06), jovens cariocas poderão ficar por dentro das novidades tecnológicas voltadas ao audiovisual que envolvem o metaverso. A mostra de cinema itinerante acontece gratuitamente, no Centro de Artes da Maré, e busca replicar a realidade por meio de dispositivos digitais em espaços coletivos compartilhados. A JUVRio reuniu 100 jovens atendidos pelos projetos de formação e empregabilidade da secretaria para participar do evento. A mostra também acontece em Curitiba, Brasília, Recife e Manaus.

No local é possível conferir filmes em uma experiência imersiva na realidade virtual. Todas as edições contam com curtas-metragens nos gêneros documentário, ficção, animação e experimentais. Atividades como bate-papos, oficinas e shows musicais estão garantidas para enriquecer a programação. Talyta Peixoto Martins, de 19 anos, aluna do Espaço da Juventude de Vigário Geral, foi ao evento conferir de perto as novidades do metaverso e do audiovisual.

– Eu gostei bastante da experiência aqui, principalmente dos filmes que mostram com muito detalhe e de perto, em 360 graus. Eu nem imaginava que a realidade virtual fosse assim. E, com a chegada do Espaço da Juventude, a gente tem aprendido mais esses temas e ganhamos um lugar para a gente se ocupar no tempo livre também. É importante ter essa oportunidade onde a gente mora, e a tecnologia é o nosso futuro – disse a estudante.

O secretário de Juventude do Rio, Salvino Oliveira, destacou a vocação do jovem carioca para a inovação e como a capacitação desse grupo populacional pode fazer diferença no desenvolvimento da cidade e na redução das desigualdades:

– Falar sobre cidade e tecnologia é essencial, principalmente no Rio de Janeiro, que vive a população jovem da sua história. É urgente que a gente dê uma resposta para a juventude voltar a se sentir parte da cidade. A tecnologia é uma aliada nessa missão. Os jovens têm muito medo de como essa próxima etapa da tecnologia vai representar para o emprego, principalmente. Mas quanto mais você se especializa no desenvolvimento delas, mais na frente sai, seja em qualquer profissão que exista. Para isso, estamos investindo na juventude da cidade. Somos os mais criativos, que nos viramos com muito pouco. O Rio de Janeiro pode ser uma cidade cada vez menos desigual e cada vez mais conectada.

As expectativas de discussão sobre o metaverso são as melhores, confirmou o gerente de programas da Meta, Ricardo Vilela:

– É um festival que veio para mudar completamente a acessibilidade e a tecnologia para as comunidades. Os temas metaverso, tecnologia e inovação vieram para ficar. A tecnologia tem o potencial de mudar a sociedade. Uma pesquisa do metaverso aponta que o Brasil é o terceiro lugar na liderança, quando se trata da aplicação do metaverso na tecnologia industrial e criativa. Até 2025 haverá um demanda de mais de 500 mil profissionais de tecnologia.

Categoria:

  • 22 de junho de 2023


  • Link Original