Últimas Notícias
Secretaria promove ação para celebrar o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


O caminhão itinerante com computadores estará no evento para inscrições nas oficinas gratuitas – Gui Espíndola/Prefeitura do Rio

Para celebrar o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador, os 75 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e os 205 anos do Museu Nacional, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) marcará presença no evento “Domingo com Ciência na Quinta”, neste domingo (16/7), na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. Haverá uma tenda em que o público poderá se informar sobre cursos e demais atividades oferecidas pelas Naves do Conhecimento. O caminhão itinerante do Projeto Estação Rio de Tecnologia, equipado com computadores, também estará no local para que as pessoas possam fazer inscrição nas oficinas gratuitas. Além disso, haverá outras ações promovidas pela Secretaria.

– Temos que popularizar a ciência. Essa participação da secretaria no evento da Quinta da Boa Vista representa uma oportunidade ímpar para os visitantes ampliarem seus conhecimentos e se divertirem ao mesmo tempo – afirmou a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

As atividades promovidas pela SMCT, das 9h às 16h, contarão com o Projeto Estação Rio de Tecnologia, onde as pessoas poderão se inscrever nas oficinas gratuitas oferecidas para os maiores de 18 anos e acesso à internet. O objetivo do projeto, uma parceria SMCT, Firjan, Senai e Sesi, é atrair novos públicos para o universo digital e contribuir com a melhoria da qualidade de vida por meio da difusão e promoção de tecnologia, inovação, empreendedorismo, economia criativa e comunicação.

A SMCT estará com uma tenda montada e equipe fornecendo informações sobre as Naves do Conhecimento, os cursos, e demais atividades gratuitas que são disponibilizadas nas nove unidades para pessoas de todas as idades. Desde 2012, as Naves, localizadas nas zonas Norte e Oeste do Município do Rio, estimulam novas formas de aprendizagem oferecendo para a população acesso à internet banda larga, workshops, oficinas e cursos com objetivo de capacitar os alunos para o mercado de trabalho.

A ação promovida pela SMCT também contará com a presença do robô Sanbot, um legado das Olimpíadas de 2016 e que faz parte da Nave do Conhecimento do Engenhão; drones utilizados nos cursos das Naves serão exibidos, proporcionando aos presentes uma visão mais detalhada desses equipamentos. E para completar a experiência, óculos de realidade virtual estarão disponíveis para o público utilizar e explorar essa tecnologia.

O evento “Domingo com Ciência na Quinta” é uma realização da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia  e de diversas instituições científicas estaduais e nacionais.



Link Original